Resumo Profissional
A Secretaria Municipal de Finanças tem por finalidade a gestão das políticas públicas e dos processos relativos às despesas e finanças do Município. Sua competência abrange a administração, planejamento, organização, coordenação, integração, controle, execução e avaliação das políticas municipais relativas às áreas orçamentária, financeira e contábil do Município.
As principais competências e obrigações da Secretaria são atribuídas a gestão de recursos públicos, com papel de monitorar suas receitas e a execução da despesa, sempre em compatibilidade com o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) e a Lei Orçamentaria Anual (LOA). Ao mesmo tempo que avalia resultados da gestão orçamentaria, financeira e patrimonial.
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) também é de obrigação da secretaria de finanças, como requisito de responsabilidade na gestão fiscal, instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos de competência do Município. Para atender as diversas legislações mas também buscando que o recurso realmente chegue aos diversos braços da administração municipal contemplando as necessidades e demandas da população, buscamos realizar uma gestão publica de constante inovação e tecnologia da informação, com dados qualificados e processos integrados e eficientes.
Conheça os departamentos da Secretaria:
♦ Tributário:
♦ Cadastro: realiza todos os cadastro de fornecedores do município, contribuintes, pessoas físicas e mapa imobiliário do município.
♦ Compras: responsável pelo setor de licitações, gestão dos contratos e almoxarifado.
♦ Contabilidade: o setor é responsável por elaborar as peças orçamentárias: PPA, LDO e LOA. Conferir e realizar a liquidação das compras realizadas no Município, orientar os demais setores acerca de mudanças na legislação, encaminhar ao TCE e União os dados contábeis do Município para consolidação de valores e auditoria. Realiza também estudo e implementação das legislação acerca da contabilidade pública exigida pelo TCE e STN. Confere a Folha de pagamento e seus acessórios. Realiza também a conciliação contábil e bancária, bem como a elaboração da avaliação das metas anuais. programação financeira de desembolso e ingresso de recursos, DIRF, DCTF, SEFIP, REINF e conferências de diárias e adiantamentos.
♦ Empenho: setor ligado a Contabilidade e a gestão interna de recursos.
♦ Tesouraria: setor ligado a Contabilidade e a gestão interna de recursos.
♦ Prestação de Contas: setor ligado a Contabilidade e a gestão interna de recursos.
♦ Patrimônio: setor ligado a Contabilidade e a gestão interna de recursos.
Saiba mais sobre a Secretário:
Nascido em Não-Me-Toque, Fernando Alberton, casado, graduado em Ciências Contábeis, UPF, conclusão em 2009.
2002 à 2011 – COTRIJAL COOPERATIVA AGROPECUARIA E INDUSTRIAL
Cargo: Empacotador (2002 – 2003), Atendente (2003 – 2005), Assistente de Depósito (2005 – 2006), Continuo (2006 – 2007), Auxiliar de Contabilidade (2007 – 2009), Assistente de Contabilidade (2009 – 2011).
2011 à atual – BANCO BRADESCO S/A
Cargo: Escriturário (2011 – 2012), Caixa (2012 – 2013), Supervisor Administrativo (2013 – 2015), Gerente Administrativo (2015 – 2015), Gerente PA na unidade de Tapera/RS (2015 à atual).
Principais atividades na atualidade: atendimento do público em geral, realização de visitas, formalização de cadastro, análise financeira de pessoa jurídica e pessoa física, formalização de garantias, prospecção de clientes, concessão de crédito, cobrança de vencidos, análise e gerenciamento de aplicações financeiras, gerenciamento do programa de objetivos, foco em atingimento de metas.