Resumo Profissional
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação é o órgão encarregado de atender famílias, indivíduos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos – que se encontram desprovidas de bens e serviços, em situação de vulnerabilidade social; executar serviços, programas e projetos que visam garantir a convivência familiar, a superação das dificuldades, o desenvolvimento de potencialidades, a inclusão social e a autonomia dos usuários da política de assistência social. Como órgão gestor da política de assistência social, compete a elaboração da Política Municipal de Assistência Social, construção de estratégias de ação que estimulem a autonomia cidadã dos destinatários da assistência social.
Já na parte de Habitação, a secretaria trabalha para evitar o déficit habitacional do Município. Para isso, dedica-se a propor e coordenar projetos de construção, de ampliação e de melhorias habitacionais para famílias de baixa renda. Também busca promover a regularização fundiária, com planejamento, organização, articulação, coordenação, integração, execução e avaliação. Compete à pasta realizar estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica e habitacional, coordenar a elaboração de projetos e orçamentos para a captação de recursos e monitorar locais de risco para o reassentamento de famílias.
Conheça os departamentos da Secretaria:
♦ Abrigo Institucional do Município: Acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes, sob medida de proteção e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
♦ CRAS – Centro de Referência de Assistência Social: são desenvolvidos Programas da rede de Proteção Social Básica, prestando atendimento às famílias em situações de vulnerabilidades e riscos sociais, através de ações ofertadas pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família).
♦ CREAS – Centro de Referência de Assistência Social: é uma unidade pública estatal de abrangência municipal, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social de média complexidade, ofertando serviços a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violações de direitos.
Saiba mais sobre o Secretário:
José Aloisio de Souza – Zuzu, servidor público desde 22 de abril de 1987. É formado como Assistente Social e Gestão Pública pela Ulbra Carazinho, pós-graduado em Gestão Social – Políticas Públicas Rede e Defesas de Direitos pela Unopar – Universidade do Paraná.
Zuzu foi presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais – ASPM. Também foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Sindiserm. Como presidente conquistou o vale alimentação para os servidores municipais, implantou o Plano de Carreira dos servidores e o Plano de Carreira do magistério público municipal. Zuzu também foi atuante em diversas diretorias, associações e entidades do município.
Em 2019 Zuzu foi Assistente Social no Centro de Referência Especializada de Serviço Social – CREAS, onde atende aproximadamente 80 famílias. De 2013 a 2019 trabalhou como Assistente Social no Abrigo Institucional de Não-Me-Toque.
Como Vereador, de 2004 a 2012, trouxe volumosos recursos para Não-Me-Toque, na área da Habitação, Saúde, Esporte, Apae, Patrulha Agrícola, calçamento, poços artesianos e módulos sanitários. Foi autor da lei nº 3046, que concede o Troféu Semente de Ouro. Também foi autor da lei nº 3999, de redução de filas nos bancos e lotéricas. Durante o período na vereança, realizou algumas Indicações, como: licença maternidade de 180 dias para as servidoras públicas; empréstimo consignado para servidores públicos, aplicação do piso nacional do magistério municipal e adicional de escolaridade.