Aconteceu na manhã do dia 06 de outubro, a formação do Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN), de acordo com a Lei Municipal nº 3.592, de 28 de julho de 2009.
O Conselho é um órgão normativo de deliberação coletiva, com a finalidade de auxiliar a Administração Municipal na orientação, planejamento, fiscalização e controle da prevenção do uso de tóxicos e recuperação de dependentes de drogas no município. Está vinculado, administrativa e financeiramente, à Secretaria Municipal de Saúde, conforme dispõe a Lei Municipal.
Fazem parte do Conselho Municipal de Entorpecentes e representam os respectivos segmentos:
ALCIONE G. AUSTRIA – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
VILSON BARBOSA – Secretaria Municipal de Ação Social
ILIANA CASAGRANDE – Secretaria Municipal de Saúde
ROSINEI ROEHE – COMDICA
JAIRO JOÃO BOCASANTA – Hospital Beneficência Alto Jacuí
ANDRÉIA LIMA – Assistente Social
AFONÇO CARLOS BIERHAULS – Juiz de Direito
MÁRCIO ROGÉRIO BRESSAN – Promotor de Justiça
ARLINDO CÍRIO DA CUNHA – Delegado de Polícia
SANDRA REGINA P. JESKE – Brigada Militar
VANDA MARIA GORGEN – Conselho Tutelar
ISAIAS HEPP – CONSEPRO
MARILENE M. CORADIN – Escolas Estaduais
O Prefeito Antônio Vicente Piva disse que a reunião do conselho foi um sucesso. Agora, ele explicou os conselheiros têm o objetivo de apresentar ou sugerir projetos e ações voltados para a prevenção às drogas.
A vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, também salientou a importância do COMEN para a formulação das políticas públicas de combate às drogas, numa referência aos diversos segmentos representados neste conselho e o envolvimento da comunidade como um todo nas ações propostas por seus integrantes.
A reunião também contou com a presença de secretários municipais e do vereador Valdir Kirst, um dos idealizadores do Conselho de Entorpecentes.