A catapora é uma doença que sempre acaba provocando um aumento no número de faltas na escola e no trabalho. Só neste ano tivemos registrados na saúde pública 43 casos na faixa etária de 0 a 16 anos.
Saiba um pouco mais sobre esta doença:
Como se pega a catapora?
A catapora, também conhecida como varicela, é uma doença altamente infecciosa com 90% de taxa de infecção.
O vírus que causa a doença é especialmente adaptado para atacar o aparelho respiratório, propagando-se facilmente de pessoa para pessoa por gotículas de secreção, geralmente proveniente da tosse ou espirros de pessoas doentes.
O vírus também pode ser transmitido pelo contato direto com as lesões da catapora ou do Herpes Zoster.
Qual a diferença entre catapora e Herpes Zoster?
Durante a catapora as células nervosas tornam-se infectadas com o vírus, uma associação que persiste por toda a vida, embora o vírus fique adormecido. O vírus pode ser “reativado” mais tarde devido à diminuição de eficiência do sistema imune, causando o Herpes Zoster. A principal diferença entre as duas doenças são as lesões da pele, que no caso do Herpes Zoster estão agrupadas acompanhando o trajeto de nervos, são vermelhas e extremamente dolorosas. Na catapora, as lesões de pele são mais espalhadas, acometendo todo o corpo.
Quem pode pegar catapora?
Crianças, adolescentes e adultos que nunca tenham tido catapora antes.
Como é a evolução da catapora?
O sintoma característico é a pele com pintas, pequenas bolhas que coçam muito, iniciando-se no tronco e gradualmente se espalhando para a face, onde acomete couro cabeludo, lábios, boca e orelhas, e também braços e pernas.
A maioria das crianças têm entre 250 a 500 lesões, podendo chegar a 2.000, que formam crostas e permanecem por uma a duas semanas.
As crianças podem ficar extremamente irritadas pela coceira intensa e podem ter febre, calafrios, náuseas e vômitos.
Porque é importante que você e sua família evitem a catapora?
Existem pelo menos três importantes razões.
Primeira: o impacto total da catapora sobre os pacientes e seus familiares, freqüentemente, é subestimado. Do ponto de vista físico, a catapora é muito desconfortável para o paciente e toda sua família, pois pode deixá-lo com danos estéticos (às vezes por toda a vida).
Segunda: a catapora pode causar problemas financeiros pela diminuição dos ganhos dos pais, que são obrigados a ficar em casa cuidando de seus filhos doentes, ou no caso de adultos que permanecem afastados do trabalho até a melhora da infecção. Além disso, existem gastos com medicamentos, consultas médicas e exames complementares, principalmente quando ocorrem complicações que obriguem a internação.
A terceira razão pela qual você deveria pensar em evitar a catapora é a boa notícia de que, no Brasil, a catapora e seus danos podem ser prevenidos através da vacinação.
A vacina contra varicela não faz parte do calendário básico de vacinação e é fornecida pela rede pública somente em situações especiais e pode ser aplicada a partir de 01 ano de idade.