Tempo frio implica em maiores cuidados na prevenção a gripe
Como acontece em todos os invernos gaúchos, também este tem um grande aumento na demanda ambulatorial de pessoas com infecções respiratórias e sintomas como febre alta, tosse e dores musculares, neste ano bem mais intensos.
Em função do surto da gripe A, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com os Hospitais da cidade, estão monitorando os casos que necessitam de internação hospitalar devido a doenças respiratórias agudas graves.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque Liliane Krammer Erpen já realizou 6 coletas de secreção nasofaríngea de pacientes internados com sintomas de febre, tosse e dispnéia, e que necessitaram da medicação anti-viral OSELTAMIVIR, utilizada para o tratamento da Influenza A (H1N1). Todos os pacientes passam bem até o presente momento.
Conforme protocolo do Ministério da Saúde, não há previsão da chegada dos resultados dos exames laboratoriais das amostras coletadas porque são apenas 3 laboratórios em todo o Brasil que realizam este exame, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.
O medicamento OSELTAMIVIR é fornecido para Não-Me-Toque através da 6ª CRS e é ministrado somente para pacientes internados, e mediante a coleta de amostras para exame, pois se usado indiscriminadamente pode induzir resistência do vírus Influenza.
Qualquer informação entre em contato com a SMS – Fone: 3332-4122