Em julho deste ano, o setor de comunicação e a Secretaria de Saúde, criaram no site do Poder Executivo de Não-Me-Toque uma aba com atualizações semanais, dedicadas ao COVID-19.
Na última sexta-feira (13), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) divulgou o resultado preliminar da avaliação da transparência sobre a vacinação contra a covid-19 nos municípios, com a intenção de regulamentar os modos que as informações serão repassadas para a comunidade.
Não-Me-Toque foi o município do Alto Jacuí com a maior transparência sobre a vacinação, ficando em 51º dentre os 497 municípios do Rio Grande do Sul.
O município teve 8,2 na nota preliminar, não pontuando em apenas quatro pontos, todos justificados e aguardando a avaliação do Tribunal, como:
1 – Atualização da vacinação nos últimos 7 dias: onde o município atualiza semanalmente o vacinômetro, como é amplamente divulgado, sendo incluído agora as classes vacinadas com o quantitativo individual.
2 – Processo de aquisição de insumos: onde Não-Me-Toque na verdade não adquiriu insumos específicos para a aplicação das vacinas.
3/4 – Registro de Sobras e Local de aplicação: onde Não-Me-Toque não tem sobra de vacinas, quão logo recebemos, logo aplicamos e em caso de sobras, uma nova faixa é chamada imediatamente para a vacinação, não gerando portando este registro de sobras.
O município aguarda a revisão destes dados pelo tribunal, uma vez que todos estão justificados e dentro dos moldes exigidos.
Para a Secretária de Saúde Liliane Erpen, manter a clareza nos dados divulgados é de extrema importância para tranquilizar nossos munícipes e seguirmos imunizando a nossa comunidade.