Além da saúde curativa oferecida nos postos de saúde, o objetivo maior da saúde pública são os programas e ações preventivas, que são os seguintes:
CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS
Existem no município aproximadamente 2.100 Hipertensos e 490 Diabéticos, cadastrados no SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Atualmente 12 grupos estão formados, totalizando em torno de 300 pessoas, nos bairros Martini, Viau, Industrial, Santo Antônio, Jardim, Centro (04 grupos). No Interior: Arroio Bonito, São José do Centro e Invernadinha. Os encontros são realizados mensalmente e a média de participantes nos grupos é de 20 pessoas.
PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL
Promoção de ações que objetivam a proteção, prevenção, tratamento e cura de doenças bucais, tanto no nível individual quanto no coletivo.
Programa de Promoção à Saúde Bucal são ações realizados nas escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental e escolas estaduais. Serviços realizado em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Consultórios Odontológicos equipados.
Serviços realizados nas UBS:
- Atendimento odontológico e check-up de rotina
- Atendimentos de urgência(dor)
- Tratamento de cáries dentárias
- Limpeza de dentes
- Prótese dentária
- Orientação de higiene bucal
- Extrações dentárias
- Diagnóstico e prevenção de câncer bucal
Programa Saúde Bucal nas Escolas
Os profissionais da saúde bucal também estão presentes na ,escolas do município, realizando atividades preventivas como escovação dental supervisionada e distribuição de kits de higiene bucal, além de ações educativas através de palestras, vídeos, conversas.
AÇÕES DE SAÚDE DA CRIANÇA
Os programas PSE/PCS são políticas intersetorial da Saúde e da Educação, voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação com o objetivo de promover a educação em saúde no espaço escolar.
É uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas.
- Ações de Combate ao Mosquito Aedes aegypti
- Verificação e atualização da situação vacinal
- Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS
- Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas
- Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas
- Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
- Promoção da saúde ocular
- Alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
AÇÕES DE SAÚDE DA MULHER
Quando engravidam, as mulheres são orientadas pelas equipes de ESF e EACS das Unidades de Saúde a procurarem atendimento médico para a realização de no mínimo sete consultas de pré-natal, as vacinas e exames necessários. São orientadas a participarem do Grupo de Gestantes, onde recebem orientações sobre gravidez, parto e puerpério. O município oferece exames de ecografia obstétrica para acompanhamento da evolução da gestação. Com estas medidas, procuramos evitar a gravidez de alto risco, levando a gestação a termo. Em caso de gestação de alto risco, as gestantes são encaminhadas a Passo Fundo para acompanhamento do pré-natal e nascimento.As gestantes têm a oportunidade de participarem dos grupos que são oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde nos turnos da tarde e noite. Durante o ano são realizados à tarde 03 cursos de 12 encontros cada um, com uma méda de participação de 15 gestantes por curso. À noite, com o nome de “Casal Grávido” são disponibilizados 03 cursos de 10 encontros cada, com uma média de participação de 15 gestantes por curso.
Outra importante ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde, a partir de 2013 foi a campanha de prevenção do câncer de Mama, com a realização do Outubro Rosa e parceria com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul-IMAMA.
Exames preventivos de câncer de colo uterino e de mama.
2010: 1.125
2011: 1.325
2012: 1.296
2013: 1.248
GRUPO DE MULHERES
São realizados grupos de mulheres nos Bairros: Industrial, Santo Antônio, Jardim, Viau, São José do Centro e no Centro Municipal de Saúde, com encontros semanais e/ou quinzenais. Participam dos encontros os profissionais das Unidades de Saúde e os ACSs. São desenvolvidas várias atividades, com destaque para as relacionadas ao artesanato.
No Mês de Outubro dentro das comemorações do ” Outubro Rosa ” são realizadas várias atividades direcionadas a prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero, com a Sala de Espera, orientando as mulheres para a prevenção da doença.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
O Setor de Vigilância Sanitária executa ações referentes à fiscalização em estabelecimentos comerciais, de alimentos, agro-indústrias, escolas de ensino infantil e fundamental, Instituto de longa permanência para idosos, drogarias, laboratórios de análises clínicas e prestadores de serviços na área da saúde de baixa e média complexidade, doenças transmitidas por alimentos, água para consumo humano, controle e combate as zoonoses e vetores, bem como as atividades de educação em vigilância sanitária, envolvendo toda a população de Não-Me-Toque.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Entre ações desenvolvidas à população estão:
- Notificação e investigação de agravos de notificação compulsória – SINAN;
- CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV, VDRL e Hepatites Virais (Be C);
- Coleta de exames confirmatórios e de controle para hepatites virais através do programa GAL;
- Encaminhamento para serviço de atendimento especializado em Hepatites e HIV;
- Exames de escarro e RX tórax para pacientes com suspeita ou diagnóstico de tuberculose;
- Realização do teste de PPD-ID ou reação de Mantoux;
- Monitoramento do paciente do programa nacional de controle da tuberculose;
- Encaminhamento de pacientes com diagnóstico de Hanseníase para dermatologia sanitária de Porto Alegre;
- Monitoramento do paciente do programa nacional de controle da hanseníase;
- Realização do teste de sensibilidade para auxiliar no diagnóstico da hanseníase;
- MDDA – Monitoramento das Doenças Diarréicas Agudas;
- Desenvolvimento do Programa Nacional de Imunizações – SI-PNI Campanhas de vacinação: conforme o programa nacional de imunizações;
- Campanhas de vacinação: conforme o programa nacional de imunizações;
- Monitoramento de eventos adversos pós vacinais;
- Implantação do SISCAN e SISMAMA WEB – Sistema de Informação do Câncer de Colo de Útero e Mama.
- Alimentação do Sistema de Informação em Saúde do trabalhador (Digitação de Rinas);
- Desenvolvimento do Programa GUD – gerenciamento de usuários com deficiência, com o fornecimento de insumos e assistência ao paciente ostomizado e com deficiência.
Realização de Exames:
Exames laboratoriais:
2010: 26.282
2011: 27.225
2012: 27.467
2013: 29.950
Exames de diagnóstico(RX, Ultrassom, Endoscopia, Anátomo Patológicos, Mamografias e Teste Ergométrico)
2010: 3.705
2011: 4.782
2012: 3.999
2013: 3.093
VIGILÂNCIA AMBIENTAL (combate à dengue)
Atualmente o município possui 116 focos positivos para o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue (levantamento realizado até o dia 15 de maio de 2014). 06 agentes de combate as endemias estão fazendo o trabalho de prevenção e eliminação dos focos, atuando em (PE’S) Pontos Estratégicos com tratamento, (Li + T) Levantamento de Índice + tratamento, (PVE’S) Pesquisa Vetorial Especial (denúncias).
O ciclo é realizado de 2 em 2 meses, totalizando 06 ciclos no ano, visitando 100% dos imóveis, ou seja 7.001 imóveis.
Foi implantado o programa LIRA – Levantamento do Índice Rápido Amostral onde se avalia a infestação do Mosquito transmissor da dengue no Município. Trabalho realizado a cada quadrimestre.
Outro trabalho que vem sendo realizado pelos Agentes de Combate as Endemias é o controle do barbeiro, transmissor da doença de chagas com o monitoramento mensal aos Postos de Informações de Triatomíneos.
SAÚDE MENTAL
Unidade Básica de Saúde: com a triagem da enfermagem e consulta médica é possível realizar os encaminhamentos necessários, em saúde mental para psiquiatra e psicólogo, ou para desintoxicação do uso de SPA.
Psiquiatra: é realizado o atendimento psiquiátrico que poderá determinar a necessidade ou não de outros acompanhamentos ou mesmo de internação psiquiátrica.
Psicólogo: é realizado atendimento psicológico clínico (mínimo de 12 sessões), avaliações psicológicas judiciais, encaminhamentos, quando necessário para médico psiquiatra.
Assistente Social: é realizado atendimento socioassistencial do paciente com necessidade de internação psiquiátrica, bem como orientações aos familiares e programas acessíveis aos mesmos.
Internação Psiquiátrica: trabalho realizado em unidade hospitalar, com equipe multiprofissional que atenderá a demanda do usuário, contato pela assistente social semanalmente com a equipe de saúde mental.
Grupo de Apoio: Grupo de apoio com orientações e instruções direcionadas aos familiares de dependentes químicos em recuperação/pós e pré internação psiquiátrica.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA/ESTRATÉGIA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
O Município conta com 04 Equipes de Saúde da Família e 01 Equipe de Agentes Comunitários de Saúde, com um total de 24 Agentes Comunitárias de Saúde. As equipes de Saúde da Família estão instaladas nos Bairros Jardim, Santo Antônio, Industrial e Centro, com uma cobertura de 87 % da população. No Bairro Industrial o posto de saúde está sendo ampliado para receber a equipe.rabalho prevê atendimentos psicossociais e terapêuticos aos usuários de substâncias psicoativas.O objetivo é proporcionar suporte profissional interdisciplinar aos usuários de substâncias psicoativas e a seus familiares, visando a manutenção da abstinência do uso de drogas e a melhoria na qualidade de vida.
Atendimentos proporcionados:
- Social
- Psicológico
- Médico clínico
- Médico psiquiátrico
- Enfermagem
Como são realizados os atendimentos:
- Individuais
- Grupos
- Internação (quando necessários)
Grupos realizados:
- Grupo de Usuários de Substâncias Psicoativas
- Grupo Renascer (usuários em abstinência)
- Grupo Corrente da Esperança (familiares
QUALIFICAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
O Conselho Municipal de Saúde é composto de 28 conselheiros, 14 representando os Prestadores de Serviços, governo e profissionais de saúde e 14 representando os usuários. As reuniões são mensais ordinárias. Ocorrem ainda assembléias extraordinárias e Audiências Públicas.
PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Os grupos de Reeducação Alimentar são desenvolvidos na Academia de Saúde, 3 vezes por semana, com as seguintes atividades:
- Avaliação antropomética (peso, altura, IMC e cintura/quadril);
- Alimentação saudável;
- Dietas: hipocalóricas , hipolipídicas, hipossódicas, hipercelulosicas;
- Atividades educativas em geral;
- Atividades físicas: aeróbica (dança), musculação, circuitos, alongamento com bola, ginástica;
- Atividades educativas com psicóloga;
- Realização e controle de exames laboratoriais.
CONSÓRCIO COMAJA
Através do Consórcio Intermunicipal do Alto Jacuí-COMAJA o município disponibiliza aos seus usuários exames de ultrassom, Raio X, Fisioterapia, Tomografias Computadorizadas, Ressonâncias Magnéticas, cirurgias, consultas psiquiátricas e neurológicas e outros atendimentos especializados.
PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL – Cooperação Internacional
O Município conta com 02 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos para o Brasil, que iniciaram suas atividades no mês de maio/2014, atendendo no Bairro Santo Antônio e no Centro Municipal de Saúde, com carga horária de 40 horas semanais – 32 horas de atendimento e 08 para realização de estudos de especialização.
TELESSAÚDE BRASIL
Implantado no Centro Municipal de Saúde, nos Bairros Santo Antônio , Jardim e Industrial.O TelessaúdeRS é uma estratégia de qualificação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) por meio da oferta de teleconsultorias sobre casos clínicos, processo de trabalho, educação em saúde, planejamento, monitoramento e avaliação de ações em atenção primária à saúde (APS). É dirigido a todos os profissionais que fazem parte da equipe de Saúde da Família, como médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, técnicos e auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde e demais profissionais que fazem parte das equipes de atenção primária e/ou dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.
Além de responder às solicitações de teleconsultoria através da Plataforma de Telessaúde, oferecemos também ações de educação permanente em saúde como cursos, webpalestras, webconferências de acompanhamento e com a produção de Segundas Opiniões Formativas.
O objetivo principal é qualificar o trabalho das equipes de atenção primária à saúde, fortalecendo os atributos da APS.
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
O PMAQ está sendo implantado nas Equipes de Saúde da Família do Centro Municipal de Saúde, Bairro Santo Antônio, Industrial e Jardim. A contratualização foi concluída e estamos aguardando o resultado da avaliação externa realizada em abril de 2014 pelo Ministério da Saúde, para o recebimento dos recursos do Programa, para serem investidos na qualificação das equipes e gratificação de todos os profissionais envolvidos nas ações da atenção básica do Município.
ACADEMIA DE SAÚDE
Concluída em Junho de 2013, a Academia de Saúde ao ar livre instalada na Praça Central está em pleno funcionamento com atividades diversas desenvolvidas por profissionais de educação física, nutricionista e psicóloga. São atendidos naquele local, grupos de hipertensos e diabéticos, reeducação alimentar, saúde mental, grupos livres/mistos. Atividades desenvolvidas: Atividades físicas (aeróbica (dança), musculação, circuitos, alongamentos, ginástica, aparelhos da academia) atividades educativas,
PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO
A Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque disponibiliza grupos de apoio e orientação para o auxílio às pessoas que desejam parar de fumar. Nestes grupos é realizado avaliação médica, apoio psicológico, orientação nutricional e troca de vivências e dificuldades durante o processo do parar de fumar. Em alguns casos, o Governo Federal disponibiliza para os participantes do grupo, a medicação para auxiliar nesta etapa.
Para participar basta procurar a sua Unidade Básica de Saúde ou o Centro de Apoio (Rua Coronel Alberto Schmitt, nº 99 – mesmo prédio da Farmácia Municipal) trazendo junto o seu Cartão do SUS.