A Cooperativa de Energia COPREL realiza todos os anos junto aos municípios parceiros a distribuição de mudas de árvores nativas e estacas aos agricultores interessados em fazer a recuperação voluntária de Áreas de Preservação Permanente (APP’s) das suas propriedades rurais.
O município de Não-Me-Toque participará do projeto que está em sua 16º edição. Cada produtor rural interessado deverá realizar o plantio de no mínimo 500 mudas ou menos, caso for feito a recuperação juntamente com vizinhos da propriedade, recuperando a mesma Área de Preservação Permanente. O intuito disso é facilitar a fiscalização dos plantios bem como a criação de corredores ecológicos interligando as áreas recuperadas. O plantio é fiscalizado pelo Engenheiro Florestal responsável pelo projeto Coprel Ecologia. As espécies fornecidas são de frutíferas nativas (araçá, guabijú, pitanga, jabuticaba, araticum, uvaia, cereja e sete-capotes), pinheiro-brasileiro, erva-mate, ipê, cedro, entre outras.
A vantagem do programa é a doação de mudas e material aos agricultores interessados em fazer a recuperação ambiental das APP’s, que é imediata e obrigatória conforme o Código Florestal (Lei nº 12.605/12), além da quitação dos débitos que a Coprel tem junto ao órgão florestal estadual por manejar vegetação nativa para manutenção das redes de energia elétrica. Lembrando que produtores rurais que possuem débitos oriundos de Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) e Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) não poderão participar.
As mudas serão entregues em Não-Me-Toque em meados de agosto. Interessados em receber gratuitamente as mudas deverão inscrever-se no Departamento de Meio Ambiente o mais breve possível. Maiores informações serão repassadas ao município durante a reunião preparatória que ocorrerá na sexta-feira (19) através de reunião virtual.