A nutrição tem um papel fundamental na saúde do ser humano e é considerada um componente integral do estilo de vida saudável. Em parceria com a atividade física, a dieta balanceada é essencial na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.
Buscando ajudar mais pessoas a conseguirem um estilo de vida mais saudável o grupo de reeducação alimentar promovido pela Secretaria de Saúde gratuitamente busca auxiliar os participantes através de uma equipe multidisciplinar a mudarem sua forma de alimentar-se. Este trabalho é feito pelos profissionais Márcia Cristiane Penz (nutricionista) Tomás Camargo (psicólogo) e a Ana Paula Zart (professora de educação física).
Conforme a nutricionista Márcia, o objetivo do grupo é variado, algumas pessoas querem só melhorar hábitos alimentares, outros controlar glicemia, colesterol, triglicerídeos ou pressão arterial.
O sistema adotado na área da Nutrição orienta para a organização de dieta que propicie o uso de todos os grupos de alimentos, garantindo às pessoas envolvidas, quantidade e qualidade de nutrientes e a garantia do bom funcionamento do organismo.
Quanto às atividades físicas, os grupos são orientados, considerando-se as enfermidades associadas, a manutenção de posturas adequadas à preservação da saúde física.
Na área da psicologia, através de diferentes dinâmicas, os participantes aprendem a conhecer-se, a lidar melhor com as emoções e reconhecer os comportamentos que dificultam a mudança de hábitos, para poder transformá-los, o que melhora a sua auto-estima e conseqüentemente a qualidade de vida.
Além de mudar seus hábitos, os participantes fizeram a doação de mais de 50kg de alimentos para a ASBAM, instituição escolhida por eles para ser beneficiada. A quantia de alimentos doada é equivalente ao peso eliminado pelos participantes.