Na quarta-feira (13) servidores da Secretaria de Saúde ministraram orientações à professores da rede municipal de ensino, visando orientar como agir diante de acidentes principalmente com alunos. Com frequência as crianças sofrem acidentes e apresentam quadros que necessitam cuidado como convulsões, febre e dores.
A enfermeira Renata Kraemer e a Técnica de Enfermagem Daniela Zanon demonstraram aos professores como agir diante das mais variadas situações.
A Secretaria Municipal de Saúde mantem uma equipe permanente de atendimento a urgências e emergências, que realiza treinamento e atualização constante na área, visando o melhor atendimento possível a população.
A Lei Nº 13.722 de 4 de outubro de 2018, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil, considerando a obrigatoriedade e a importância de capacitar os profissionais da educação para prestar cuidados iniciais a uma pessoa ferida ou que adoece repentinamente, para manter suas funções vitais na melhor condição possível até a chegada de atendimento especializado, evitando medidas precipitadas que podem agravar a situação, ou por em risco de morte pessoas que se acidentaram.
O que disseram alguns professores após a capacitação:
“A fala das enfermeiras me fez pensar, mais uma vez, o quanto é fundamental saber agir com calma e coerência diante do “inesperado”. Temos em nossas mãos “tesouros preciosos” que são nossos alunos, e estão sob nossa responsabilidade. Toda a teoria apresentada é de muita importância, para sabermos como agir na prática. É um assunto que deveria ser trabalhado com os demais profissionais da Escolas: Monitores, Estagiários e Auxiliares de Serviços Gerais.” – Professora do Berçário, Luciana Rentz, EMEI Ciranda da Alegria.
“Para mim a formação de Primeiros Socorros foi bastante produtiva, bem clara e objetiva. As palestrantes usaram linguagem de fácil entendimento, citaram exemplos de acidentes que podem ocorrer nas Escolas, bem como agir diante deles.” Professora Patrícia Fernades, 4º ano – EMEF Carlos Gomes
“A formação em Primeiros Socorros oferecida pela SME, foi uma adição de informações importantes para nós educadores que somos leigos no assunto. O que as enfermeiras nos passaram, com certeza será de suma importância, caso nós educadores nos deparamos em uma situação para agirmos com nossos alunos. Foi muito válido e com certeza um assunto para contribuir com nossos conhecimentos. Parabéns à equipe da SME.” Professora Elisabete Pereira, 4º ano – EMEF Ernesto João Cardoso.