Antes de viajar para o exterior, é importante tomar alguns cuidados com a nossa saúde, inclusive se tratando de vacinação. Manter a vacinação em dia, e tomar todas as vacinas necessárias antes da viagem, protegem tanto você de possíveis doenças, como a população do país para onde você vai viajar, mas além de se vacinar, é necessário comprovar as vacinas que você tomou.
Para isso, existe o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), pois ele é o documento que comprova as vacinas que você tomou. Pessoas que planejam viajar para países que exigem comprovante de vacina contra a febre amarela podem solicitar e emitir o certificado internacional de vacinação sem sair de casa. Ao todo, 135 países exigem o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.
Com a mudança para a forma digital, o cidadão deverá se cadastrar no portal de serviços do governo e enviar a solicitação junto com comprovante ou carteira de vacinação. O pedido será analisado pela Anvisa, que checará a veracidade dos documentos e fará o cruzamento dos dados, como CPF, número e lote da vacina. Em casos de inconsistência, a agência poderá entrar em contato com a unidade de saúde responsável pela vacinação.
Passo a passo para você obter seu CIVP
1º PASSO: Cadastramento no Portal de Serviços do Governo Federal
− Acesse a página www.servicos.gov.br;
− No canto superior direito clique em ENTRAR / CADASTRAR
− Na tela seguinte clique em CADASTRAR
− Informe CPF, nome completo e e-mail, digite os caracteres exibidos e clique e CONTINUAR
Na tela seguinte responda as informações solicitadas e clique em continuar. Uma solicitação de confirmação será enviado para o e-mail cadastrado. O cidadão deverá abrir o seu e-mail e clicar no link recebido através do seu e-mail e criar uma senha.
2º PASSO: Fazer a solicitação de emissão do Certificado Internacional de Vacinação
− Acessar a página www.servicos.gov.br ;
− No canto superior direito clique em ENTRAR
− Fazer login com o CPF e senha cadastrada
− Em seguida digitar a solicitação do serviço “Certificado Internacional de vacinação”
− Clicar no botão “Solicitar”
− Preencher os dados pessoais
− Anexar arquivo de imagem ou cópia digitalizada do documento oficial (passaporte, carteira de identidade ou certidão de nascimento)
− Preencher os dados da vacina (lote, data da aplicação da vacina)
− Anexar arquivo de imagem ou cópia digitalizada do comprovante de vacinação nacional com os dados completos (nome completo do cidadão, nome da unidade onde foi aplicada a vacina, identificação da vacina, data da vacina, nome do fabricante da vacina, número do lote da vacina e assinatura do vacinador).
Após preencher os dados e anexar os arquivos, o cidadão deverá finalizar e encaminhar a solicitação para análise. Nesse momento o cidadão receberá um e-mail informando que o seu pedido foi recebido com sucesso e que deverá aguardar até 5 dias úteis para o recebimento do resultado.
Dentro desse período o cidadão receberá um e-mail com o seu resultado que poderá ser: deferido, indeferido e ou exigência. Quando deferido o cidadão receberá um e-mail com um anexo em PDF do certificado que deverá ser impresso em folha de papel A4 e posteriormente assinado conforme documento oficial. Caso seja feito exigências ou indeferido o cidadão deverá seguir as orientações do analista pelo e-mail recebido e reenviar para análise.