Promovidas pela Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente as coletas de lixo eletroeletrônicos já são tradicionais em Não-Me-Toque e tem grande adesão por parte da população que entendeu a importância da destinação correta destes materiais.
A última campanha do ano foi promovida no sábado (8), em frente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recolhendo um total de 14 toneladas de material.
O que se entende por lixo eletrônico é qualquer equipamento em desuso ou obsoleto e pode ser descartado nas campanhas, como: celular, carregador, notebook, tablet, estabilizador, CPU, TV, monitor, impressora, CD-ROM/DVD, telefone, rádio, caixa de som, relógio, pendrive, ventilador, secador, microondas, fones de ouvido, teclado, mouse, controle remoto, antena, câmera fotográfica, webcam, aparelhos mp3, e diversos outros aparelhos da linha branca.
Como explica o Engenheiro Florestal da Secretaria, Cássio Crestani, produtos como pilhas, toners e cartuchos, lâmpadas e pneus devem ser devolvidos nas lojas em que foram comprados, tendo em vista que este material tem um tratamento diferenciado e com grande potencial de contaminação do meio ambiente. Além destes materiais, o óleo de Cozinha também pode ser descartado corretamente em um dos eco pontos espalhados pela cidade;
O Secretário da pasta Pedro Nienow agradece a todos os munícipes que aderiram à campanha e principalmente aos Escoteiros Guardiões da Nascente, a equipe da Secretaria de Obras diretamente envolvidos durante a campanha, a imprensa pela ampla divulgação e aos demais que de uma forma ou outra auxiliaram para o sucesso de mais um recolhimento de Eletrônicos no Município.
“A aceitação da população a essa ideia de descartar de forma correta este tipo de material está aumentando a quantidade de lixo arrecadado em cada campanha”, afirmou o Secretário Pedro Paulo Nienow.
Neste ano foram realizadas duas campanhas totalizando 24 toneladas de lixo eletroeletrônico recolhidas.