Estamos em novembro, mês em que o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata. Mas, qual a importância de discutir o assunto? Quebrar tabus!
Novembro já entrou no calendário mundial da saúde como o mês de prevenção ao câncer de próstata. Ainda longe de obter resultados como o Outubro Rosa, o Novembro Azul tem como uma de suas principais metas quebrar a barreira contra o preconceito.
O preconceito aliado à falta de informação leva homens a ignorar as consultas aos urologistas e, consequentemente, aos exames que podem identificar o câncer de próstata, como o toque retal.
O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!
O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos! Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária. É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens.
O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina. É fundamental que todo homem entenda que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito.
A fim de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado na noite de quarta-feira (21), a Secretaria de Saúde juntamente com a Associação Amigos da Vida promoveu no restaurante Eventus um jantar alusivo ao Novembro Azul que contou com a participação do Médico Oncologista Ivan Ludkte que integra o serviço de Oncologia do Hospital de Caridade de Carazinho, unidade de referência da nossa região preocupa-se com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento dos casos de câncer.
Para o tratamento contra a doença ser eficiente, é necessário que o tumor seja identificado o mais rápido possível. Para isso, a conscientização da população é importante. “As campanhas têm como objetivo passar as informações. No momento em que tem o conhecimento, o homem vai procurar tratamento”, comenta o Secretário de Saúde Marco Costa.
Assim como nos casos do Câncer de Mama, quando o tumor é identificado precocemente, os pacientes podem ser operados, submetidos a radioterapia, ou mesmo serem somente acompanhados sem nenhum tipo de tratamento. A chance de cura, dependendo das características do câncer, podem ser de mais de 95%. São números expressivos, em se tratando da cura dessa doença tão frequente.
Deixe seu preconceito de lado, vá até a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa e agende seus exames, uma simples consulta pode salvar a sua vida!