A Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), criada em 2012, com apoio do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), terá mais um integrante, o representante da Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque.
A articulação para fazer parte da Comissão Nacional foi do secretária do Desenvolvimento Jair Kilpp e do Prefeito Pedro Paulo da Rosa, durante viagem a Brasília na semana passada, na audiência com Fabrício Juntolli e Elvilson Ramos.
“Somos a Capital Nacional da Agricultura de Precisão e como instituição pública, temos interesse em fazer parte deste colegiado para contribuir nas ações e desenvolver ações focadas no uso da tecnologia que envolve a agricultura de precisão”, disse Jair Kilpp.
Órgão consultivo e propositivo, a CBAP tem o objetivo de fortalecer ações de pesquisa, ensino e desenvolvimento de tecnologias voltadas à agricultura de precisão. Para promover o desenvolvimento sustentável e social e a competitividade do agronegócio brasileiro, a Comissão atua na difusão e no incentivo das ferramentas e tecnologias da agricultura de precisão.
A agricultura de precisão é um conjunto de ferramentas e tecnologias aplicadas para permitir um sistema de gerenciamento agrícola baseado na variabilidade espacial e temporal dos solos, visando o aumento da produtividade e retorno econômico, à sustentabilidade e à minimização dos danos ao meio ambiente.
Já fazem parte da Comissão a Cotrijal, Stara e Universidade Federal de Santa Maria.
Fonte: Helaine Gnoatto Zart | A Folha