O exercício de uma atividade profissional proporciona ao ser humano fazer parte da vida em sociedade. Nessa perspectiva, o trabalho confere a possibilidade de construção de identidade profissional e pessoal. Por isso as relações estabelecidas no âmbito profissional afetam não somente o corpo do trabalhador, mas, também, a sua afetividade. E existem situações em que o trabalhador adoece, sendo necessária a prática de autocuidado.
Autocuidado significa cuidar de si próprio, são as atitudes, os comportamentos que a pessoa tem em seu próprio benefício, com a finalidade de promover a saúde, preservar, assegurar e manter a vida. Nesse sentido, foi proporcionado aos servidores da Secretaria de Assistência Social, uma tarde diferente, onde os mesmos receberam uma explanação e diálogo sobre os mecanismos dos pensamentos e das ações, aprenderam a utilizar Técnicas de Relaxamento e desconexão das atividades usuais, Relaxamento e mantras de elevação, Técnicas de respirações diafragmáticas e pranayamas yoguis, Prática breve de yoganydra, Meditação do coração.
A atividade foi desenvolvida pela Biomédica e Terapeuta Carine Fortuna. Segundo a Secretária Maria de Lourdes E. Malaquias, os servidores da Assistência Social, trabalham cotidianamente com situações complexas que os usuários estão vivenciando e precisam estar fortalecidos para darem todo o suporte necessário, na resolução de seus problemas. Momentos como este servem para que nossos servidores sintam-se cuidados e que tenham em mente que nos preocupamos com seu bem estar como um todo.