A cobertura vacinal contra a gripe atingiu 85,46% do grupo prioritário em Não-Me-Toque, segundo balanço da Secretaria de Saúde.
A duas semanas para encerrar a campanha de vacinação contra a gripe, Não-Me-Toque atingiu 85,46% das pessoas de seu público alvo a serem vacinadas. A população tem até o próximo dia 1º de junho para tomar a dose em um dos postos de vacinação. A meta do Município é vacinar 90%.
A gripe é vista como uma doença leve, mas os dados mostram que ela pode se tornar grave. Ela pode evoluir para formas muito graves, principalmente para alguns grupos. A vacinação é a melhor forma de prevenção e é muito segura. É a imunização desses grupos mais vulneráveis é importantíssima
Grávidas tem o menor índice, com 54,19%. A coordenadora da Sala de Vacinas Liliane Erpen lembra que a vacina precisa entre 15 a 45 dias para surtir efeito no organismo e protege tanto as mães quanto os bebês.
“A importância de serem vacinadas é porque elas protegem os bebês tanto na transmissão de anticorpos, quanto para elas não ficarem doentes. Lembrando que os bebês só podem tomar vacinas após os seis meses”, afirma Liliane.
Até a segunda-feira (21), os índices de Não-Me-Toque são:
Crianças73,24%
Trabalhadores da Saúde: 85,41%
Gestantes:54,19%
Puérperas: 72,41%
Idosos: 90,46%
Professores: 180%
Foram aplicadas 3.239 doses nas categorias acima
A campanha de vacinação irá até o dia 1º de Junho, após a campanha a vacina será disponibilizada para a população em geral que tiver interesse conforme estoque remanescente liberado pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS)