Na segunda-feira (9) e terça-feira (10) no Ginásio Poliesportivo Breno Kirinus jovens que haviam se alistado na Junta Militar de Não-Me-Toque, classe de 99 e anterior, realizaram inspeção de saúde para ingressar nas Forças Armadas do Exército Brasileiro.
Conforme a secretária da Junta Militar local, Magnólia Mallmann, 130 jovens compareceram para a inspeção. A turma foi avaliada pela Comissão de Seleção (CS), do Regimento Mallet com sede em Santa Maria.
Dos alistados, 53 foram dispensados e prestaram seu juramento a bandeira, ficando aptos para a CS complementar que acontece em março do ano que vem 77 jovens.
Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato, do sexo masculino, que completa 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se. O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreender, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.