Desburocratizar a abertura de empresas, essa é a proposta da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a REDESIMPLES, que começou a operar em Não-Me-Toque nesta quarta-feira (05).
Antes, um alvará levava cerca de 40 dias para ser concedido, agora será em até cinco dias úteis para o modelo provisório nos casos de empresas de baixo risco. E a resposta sobre a viabilidade do local virá apenas em dois dias.
O processo que era moroso e complicado, torna-se ágil e fácil, mais uma forma de incentivar o empreendedorismo local.
Entenda a REDESIMPLES
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.
Benefícios para o município:
- Base de dados centralizada e compartilhada;
- Incremento dos impostos municipais, a partir do aumento de formalização de empresas;
- Redução do custo operacional das partes envolvidas;
- Maior desenvolvimento do município.
Benefícios para o usuário:
- Entrada única de dados cadastrais e documentos;
- Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
- Extinção da duplicidade de exigências;
- Redução da burocracia com a modernização da gestão municipal;
- Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
Conforme a Secretária de Desenvolvimento Margarete Lauxen, a REDESIMPLES foi implantada em Não-Me-Toque a partir do diagnóstico de suas necessidades, ou seja, é um modelo pensado em atender a demanda local, facilitando o atendimento e agilizando a concessão de alvarás, especialmente para as empresas de baixo risco.
O lançamento Oficial da REDESIMPLES acontece no dia 11 de Novembro, durante a 10ª Expo Não-Me-Toque, porém o sistema encontra-se em pleno funcionamento desde já
A Prefeita Teodora Lütkemeyer fala sobre a satisfação em poder oferecer esse sistema de desburocratização aos empresários locais.
“Não-Me-Toque é um Município em pleno desenvolvimento graças ao entusiasmo e empreendedorismo de sua comunidade, por isso nós da Administração Municipal temos uma imensa satisfação em possibilitar a desburocratização para a abertura de novas empresas. Esperamos que novos empresários surjam e se desenvolvam junto com o Município, alavancando ainda mais nosso desenvolvimento, gerando emprego e renda para a população!”, enfatizou Teodora.