Outubro chegou, e com ele a cor rosa para lembrar da importância da prevenção e combate ao câncer de mama, e mais uma vez Não-Me-Toque através da Secretaria de Saúde e o Grupo de Voluntários Amigos da Vida aderiu a esse movimento!
O movimento popular que começou na década em 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Neste ano, a ação terá como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”
A mensagem reforça o debate para que a população participe ainda mais das atividades promovidas em todo o País. Além de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. As ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Em Não-Me-Toque a programação do Outubro Rosa inicia na quarta-feira, 05 de Outubro as 19 horas com a realização de um Culto Ecumênico na Igreja Matriz Cristo Rei!
A programação se estende no restante do mês com as seguintes atividades:
Sexta-Feira 07 de Outubro das 13h30min às 17h30min
Feira de Saúde no Hospital Notre Dame Julia Billiart
Sábado 08 de Outubro das 7h30min às 11h30min
Exames Preventivos com sala de espera motivacional, na Unidade de Saúde Central
Domingo 16 de Outubro as 14h30min
II Caminhada Pela Vida, iniciando em frente a Unidade de Saúde Central
Sábado 22 de Outubro das 7h30min às 11h30min
Exames Preventivos com sala de espera motivacional, na Unidade de Saúde Central
Domingo 23 de Outubro as 16 horas
Chá de Encerramento do Outubro Rosa, no Restaurante Eventus
MOMENTO MULHER:
Durante o mês de Outubro, haverá um dia especial dedicado a mulher em cada Unidade Básica de Saúde!
Centro Segunda-Feira 03 de Outubro
Bairro Martini Segunda-Feira 10 de Outubro
Bairro Santo Antônio Terça-Feira 11 de Outubro
Bairro Jardim Terça-Feira 18 de Outubro
Bairro Viau Quinta-Feira 27 de Outubro
Bairro Industrial Quinta-Feira 27 de Outubro
O Secretário de Saúde Marco Costa enfatiza que em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais possui mais chances de tratamento e cura.
“Todas as mulheres, independentemente da idade, podem realizar o auto exame que já pode identificar anomalias, a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres”, ressalta o Secretário
Mamografia
Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.
Sintomas
Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
Para a Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Outubro Rosa é uma ação fundamental e suas ações devem ser compartilhadas cada vez mais, para que não somente em Não-Me-Toque mas em todos os lugares a incidência da doença seja cada vez menor!
“Todas nós mulheres nos preocupamos em relação a esta doença e todos os anos percebemos uma preocupação maior e o crescimento do movimento sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce, pois já que infelizmente o câncer não pode ser evitado, que seja diagnosticado e tratado o quanto antes”, disse a Prefeita.