Com as chuvas de verão, a alta umidade e o calor em locais como piscinas plásticas, recipientes com água em pátios, construções e caixas d’água mal tampadas o mosquito encontra condições ideais para reprodução. Durante o ano de 2013, 40 focos foram registrados e em 2014 já são 12 novos focos totalizando 52 novos focos no Município.
A Secretaria Municipal de Saúde conta com 6 agentes de combates as endemias, as quais realizam aproximadamente 210 visitas diárias em toda a cidade, a cada 2 meses é realizado a volta e visita as residências em toda a cidade.
Em 2013 foram realizadas várias campanhas de prevenção junto à comunidade e escolas, as mesmas constantemente reforçadas durante todo o ano. A Secretaria de Saúde está apelando novamente ao auxílio da população no sentido de evitar o acúmulo de água parada e também para facilitar o acesso dos agentes a todos os ambientes dos imóveis.
“Há uma preocupação extrema neste período devido aos casos que surgiram no noroeste do estado e com a proximidade da Expodireto onde milhares de pessoas de diversos pontos do país circularão pelo município, aumentando as chances de contato com a doença, os focos são encontrados em locais simples onde um pouco de atenção pode evitar a doença”. Destacou Marco Costa Secretário Municipal de Saúde.