A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente mantem um trabalho constante na questão da preservação ambiental e da importância de dar o destino correto a materiais domésticos!
Com a chegada de Junho, o Mês do Meio Ambiente, a equipe da Secretaria intensifica estas ações, com uma programação especialmente elaborada para despertar a conscientização de que é necessário o esforço de todos na preservação ambiental, que neste ano tem como tema: O que você está fazendo pelo nosso planeta?
Iniciando a programação, no próximo sábado dia 11 de Junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estará promovendo uma Coleta de Resíduos Volumosos, junto a Praça Central Dr. Otto Schmiedt, das 09h30min às 16 horas!
A Campanha de Coleta de Resíduos Volumosos foi planejada em função dos constantes problemas registrados em relação ao descarte irregular de móveis, colchões e principalmente sofás velhos. A maior incidência ocorre em terrenos próximos à saída da área urbana em direção ao interior do município.
De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ivan Machry, esta coleta tem por objetivo conscientizar as pessoas da importância de não jogar estes materiais na natureza, mas sim dar o destino correto, sem prejudicar o meio ambiente, além de tornar o Município um lugar mais agradável de se viver sem estes depósitos irregulares.
Materiais que serão recolhidos
A Campanha de Coleta de Resíduos Volumosos tem por objetivo auxiliar a população a destinar corretamente os objetos e utensílios de tamanho grande, como por exemplo, sofás, guarda-roupas, mesas, cadeiras, armários, pias, colchões ou restos de madeira.
O que não será recolhido
Não serão recolhidos materiais eletroeletrônicos como geladeiras, televisores e afins, por possuírem uma campanha própria para o descarte, nem materiais como lâmpadas, pilhas e baterias. A Secretaria pede que as pessoas que possuírem este outro tipo de material que o armazenem até a próxima campanha destinada ao descarte dos mesmos.
CRIME AMBIENTAL
O lixo disposto de maneira inadequada, além de causar enormes impactos sociais e ambientais é crime!
Previsto na Lei Federal de Crimes Ambientais n° 9.605/98. O descarte irregular de lixo, em propriedade pública ou particular, podem acarretar pena de reclusão de um a cinco anos e multa.
Denuncie! 3332-2606!