O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 2014, amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação previne o câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e uma doença que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
Câncer do colo do útero.
Devido à sua alta incidência e mortalidade, o câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. Embora tenha alta incidência, este câncer apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente, seja por meio de consultas regulares ao ginecologista seja pela realização regular dos exames recomendados a partir dos 25 anos de idade. Entre as estratégias de prevenção mais utilizadas, além da detecção precoce, está à vacinação, o uso de preservativo e ações educativas. O câncer de colo do útero manifesta-se a partir da faixa etária de 25 a 29 anos, aumentando seu risco até atingir o pico na faixa etária de 50 a 60 anos.
A meta é vacinar 80% da população alvo, para adolescentes de 11 a 13 anos de idade a partir de 10 de março de 2014. Será feito um cronograma para que a vacinação seja feita nas escolas públicas e privadas do município.