Lançada oficialmente no dia 22 de Maio de 2015, a Cidade Digital em Não-Me-Toque é referência regional por sua eficiência, tanto na fase de implantação como em seu funcionamento, sendo apresentado no I Fórum de Cidades Digitais do Alto Jacuí que aconteceu em Tapera, na quinta-feira (17).
Participaram do Fórum a Prefeita Teodora Lütkemeyer, a Secretária de Gabinete Katiusca de Oliveira e o Coordenador do Núcleo de Informática Gian Heller, além de demais autoridades regionais, o autor da emenda constitucional gaúcha que garantiu em lei o acesso à internet como um direito civil, Mano Changes e imprensa.
O projeto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações tem como objetivo a modernização da gestão municipal, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e o desenvolvimento local. Viabiliza a conexão entre órgãos públicos com a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico, capacitação de pessoal local e o fornecimento de aplicativos nas áreas de gestão financeira, tributária, de saúde e educação.
A Coordenadora do Programa Cidade Digital, Katiusca de Oliveira, falou sobre o processo de implantação da Cidade Digital que foi realizado pelo Ministério das Cidades, através da empresa integradora PETCOM de São Paulo desde 2014. A empresa foi responsável pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da Administração Municipal, num investimento total de R$ 567.000,00.
Não-Me-Toque foi a terceira Cidade Digital inaugurada no Rio Grande do Sul e possui um anel óptico com 11km de extensão, totalizando 18 pontos conectados com velocidade contratada 18 megabits Full da empresa CoprelTelecom, sendo eles:
Órgãos Públicos Municipais
- Telecentro Comunitário
- Casa da Cultura
Postos de Saúde
- Posto de Saúde Bairro Martini
- Posto de Saúde Bairro Industrial
- Posto de Saúde Bairro Santo Antônio
- Posto de Saúde Bairro Jardim
Escolas de Ensino Fundamental
- Escola de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano
- Escolas de Educação Infantil
- Escola de Educação Infantil Pequeno Polegar
- Escola de Educação Infantil Ciranda da Alegria
- Escola de Educação Infantil Arlindo Hermes
Escolas de Ensino Fundamental Estadual
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Viera da Cunha
Escolas de Ensino Médio Estadual
- Instituto Estadual Educacional São Francisco Solano
Hospital Filantrópico
- Hospital Beneficência Alto Jacuí
- Hospital Notre Dame Júlia Billiart
Pontos de Acesso Público
- Praça Municipal
- Distrito Industrial
- Ginásio Breno Kirinus
O Coordenador do Núcleo de Informática Gian Heller, explanou sobre o funcionamento da Cidade Digital, que interliga todos os órgãos públicos municipais, postos de saúde e escolas, proporcionando assim uma ampliação da rede e redução de custos. Além da economia de recursos, a Cidade Digital amplia a transparência das contas públicas através da utilização da TIC (Tecnologia da Informação em Comunicação).
Para a Prefeita Teodora Lütkemeyer, o fórum apresentou ideias que podem ser agregadas aos projetos existentes nas cidades, afim de potencializar os benefícios da Cidade Digital ao mesmo tempo em que reduz custos, tornando os municípios cada vez mais atrativos para investidores e cidadãos, auxiliando assim no desenvolvimento socioeconômico dos mesmos.
“Tivemos a oportunidade de apresentar a Cidade Digital de Não-Me-Toque a outros Municípios para dividir ideias, bem como conhecer novas sugestões para agregar ainda mais a eficiência da nossa rede. Graças a implantação da Cidade Digital podemos oferecer mais agilidade nos serviços oferecidos a população e criar parceria que sejam voltadas ao desenvolvimento do nosso Município, trazendo benefícios a todos os não-me-toquenses”, destacou a Prefeita.
In Memorian
O sucesso da Cidade Digital em Não-Me-Toque é um fruto do esforço feito por Márcio Martins Marques, Coordenador Técnico do Projeto Cidade Digital de Não-Me-Toque, que acompanhou de perto a elaboração, implantação e estruturação de toda rede da Cidade Digital em Não-Me-Toque. Márcio faleceu no dia 05 de Março de 2016.