As consequências da falta de comprometimento da família com a educação das crianças e adolescentes motivou a Secretaria da Educação desenvolver o projeto “Nesta Escola, a Família Também Estuda”. O desamor, a indisciplina, o baixo rendimento escolar são consequência visíveis nos alunos que não recebem atenção da família.
Fazer os pais se envolverem na realidade escolar, mostrando que a escola não se resume no aprendizado da gramática, matemática e ciências e que a presença dos pais na escola ocorra somente na entrega de boletins é a proposta da Secretaria Municipal da Educação. A presença na apresentação do projeto “Nesta Escola, a Família Também Estuda”, no salão Cristo Rei, no dia 18 de setembro, comprovou o quanto os pais estão descomprometidos com a qualidade da educação que podem dar aos seus filhos.
– O projeto já vem sendo trabalhado desde o inicio do ano letivo com a intenção de aproximar as famílias dos filhos nas escolas da rede municipal, mas percebemos que estamos longe de atingir nosso objetivo – avaliou a secretária da Educação Griselda Blau diante da quase insignificante participação dos pais no evento.
O projeto estabelece que as escolas vão realizar no mínimo três encontros durante o ano letivo. Cada escola organiza sua programação recebendo os pais para abordar assuntos essenciais para a comunidade escolar e necessários para os alunos e a escola.
A palestra da psicóloga Valéska Walber foi preparada para sensibilizar os pais, com o tema: “Relação Pais x Filhos x Escola”.
A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Clenice Berghahn, apresentou o projeto mostrando um vídeo à comunidade.
– Trazer a família até a escola, para pensar a aprendizagem, a disciplina, dividir angústias, estudar temas atuais e relevantes à formação humana são propostas do projeto – comentou Clenice Berghahn.
Para a secretária de Educação Griselda Blau é grande a importância da família para a construção de uma sociedade estruturada saudável e equilibrada.
– A família continua sendo sem dúvida a base. Se a base for desestruturada automaticamente estaremos construindo uma sociedade doente e desequilibrada – avaliou Griselda.
A sustentação do projeto está na família e as escolas como parceiras fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças. Assim a família procura acompanhar o desenvolvimento da criança e se envolver em todo o seu processo de aprendizagem.
Também estiveram presente no lançamento oficial o vereador Ibanez de Quadros representando a Câmara de Vereadores, secretária de Gabinete Bernadete Piva representado o Poder Executivo, presidente do Conselho Municipal de Educação Darci Bueno, Luciane Kissmann representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, secretários municipais, diretores e professores.