Desde a estiagem do ano de 2012, algumas localidades do interior tiveram prejuízos com a seca e com a falta de água potável. Com a estiagem a fonte de água não venceu suprir as necessidades das famílias que tinham poço raso. Após estudo do Governo Municipal nessas localidades começou-se um empenho da Administração em conseguir que essas famílias tivessem acesso a água potável. Foi elaborado um estudo e conversado com as famílias para identificar quais pontos ainda não tinham abastecimento de água ou dos que tinham quais dependiam de uma ampliação no abastecimento.
Com base nesse estudo iniciou-se o projeto de parceria de rede de água ás famílias das localidades rurais onde é instalada rede de água sendo que o investimento é dividido 50% produtor e 50% Administração Municipal.
Desde o mês de março já foram instalados mais de 5.200 metros de rede de água às famílias de diversas localidades rurais de Não-Me-Toque, beneficiando até o momento 7 famílias, sendo que o projeto irá beneficiar até o final deste ano mais 4 famílias conforme cronograma da Secretaria Municipal de Agricultura.
Na semana passada a Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Secretário de Agricultura Ivan Cesar Machry, acompanhados dos membros do Conselho Municipal de Agropecuária, a presidente do conselho Ketty Cristina Mazzutti, Vinicios Tozzo Engenheiro Agrônomo representante da Emater e Pedro Pedro Ninow presidente Sindicato Trabalhadores Rurais visitaram algumas famílias já beneficiadas com o programa.
O Sr. Arlindo Fath, morador de Colônia São Pedro teve 800 metros de rede de água instalada em sua propriedade e ressalta o excelente trabalho realizado pela Administração Municipal. ” Para nós água é tudo, para o trabalho no campo e na casa, estamos muito felizes em poder realizar esse sonho”.
”Esse projeto é uma promessa de campanha de nosso Governo, e estamos muito felizes por poder realizá-lo. Optamos pela parceria onde o agricultor paga a metade e assim conseguiremos beneficiar mais pessoas. Esse é nosso objetivo valorizar o homem do campo e proporcionar sua permanência nas localidades rurais”. Enfatizou a Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer.