Diante do visível aumento de usuário de substâncias psicoativas (drogas) no país e em nosso município, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o Programa de Reabilitação e Integração Social de Usuários de Substâncias Psicoativas com o objetivo de diminuir os danos físicos, psicológicos e sociais desses indivíduos. O programa prevê atendimentos psicossociais e terapêuticos disponibilizando, além do atendimento individual, os atendimentos em grupos.
O tratamento reúne etapas importantes, como avaliação, orientação, desintoxicação e psicoterapia. São realizados, pelo Setor de Saúde Mental, os grupos de apoio para pacientes usuários dessas substâncias, para pacientes em abstinência e para os seus familiares.
Considera-se que tratar a dependência química não é apenas curar os efeitos que as drogas causam no indivíduo, é reorganizar o indivíduo por completo, por isso a família e os amigos são fundamentais para que os dependentes se mantenham motivados e compromissados com o tratamento recebido.
Necessitando de auxilio ou orientação, os acolhimentos são realizados na Secretaria Municipal de Saúde, no Setor do Serviço Social.