Realizado nesse sábado dia 8, o mutirão de lixo eletroeletrônico na praça Dr.Otto Schmiedt durante a manhã e tarde recebeu mais de 1.000 equipamentos,carregando 3 caminhões de oito toneladas, totalizando aproximadamente 24 toneladas.
Dentro todos os equipamentos coletados a maior parte foi de aparelhos de TV, vídeo cassetes e telas de computadores.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está promovendo no próximo dia 20, o Fórum regional sobre logística reversa, com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado, o evento vai debater as principais ações sobre logística reversa, após esse fórum será organizada uma nova campanha onde irá contemplar o recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas florescentes.
“A campanha de recolhimento eletroeletrônicos superou nossas expectativas, dando um destino correto a estes resíduos sólidos, evita-se o descarte em lugares indevidos, trazendo uma conscientização do cuidado necessário com o meio ambiente”. Destacou o secretário agricultura Ivan Machry.
O sucesso da campanha de recolhimento de lixo eletrônico se deve ao grande comprometimento da comunidade não-me-toquense. Entidades como a Associação Cultural Recreativa dos Estudantes Universitários (ACREU), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (ACINT) e o Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente de Não-Me-Toque, abraçaram a causa proposta e organizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Membros das três entidades estiveram presentes durante o dia todo na praça e nos outros pontos de coleta, auxiliando no carregamento dos equipamentos para dentro do caminhão. A equipe da Secretaria de Obras também foi fundamental, realizando o frete dos materiais descartados nos pontos de coletas (escolas municipais) até a praça.