O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio foi criado em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evidenciar os males causados pelo consumo de tabaco e incentivar a diminuição do tabagismo no mundo.
Este ano o tema definido pela OMS é “Ambientes Livres de Tabaco”. foi escolhido porque três recentes pesquisas concluíram que somente ambientes 100% livres de fumaça são seguros para não fumantes.
A Secretaria Municipal de Saúde com base no dia mundial contra tabaco estruturou o programa controle no tabagismo para pessoas que desejam parar com o vicio. A Secretaria já tem mais de 100 pessoas inscritas, cada grupo se reunirá a cada 90 dias com 15 pessoas, dependendo da evolução das pessoas beneficiadas.
O primeiro grupo iniciou nessa quarta-feira dia 29, onde foi realizado avaliação clínica pelo Dr. Armando Fries, os encontros serão em quatro etapas no primeiro mês um por semana e dois encontros nos dois meses seguintes.Após este período haverá um acompanhamento mensal durante um ano.
A coordenação é feita pela Psicóloga Juliane Strapasson, com auxilio do Dr Armando Fries e da nutricionista Janice L.S. Marques.
” Sabemos que fumantes tem muita dificuldade em deixar o cigarro, porém eles participando desses grupos já significa que querem parar, nosso trabalho será fortalecer essa iniciativa e trazer uma melhor qualidade de vida para essas pessoas”. Destacou Marco Costa secretário municipal de saúde.
Interessados em entrar nos grupos devem procurar a psicóloga Juliane no Posto Central de Saúde.