Caracterizada por uma variedade de comportamentos que encontram seu elemento comum nas alterações de humor – intensas o suficiente para transformar e prejudicar a relação de um sujeito com o seu ambiente – a depressão ficou conhecida como o mal do século e tornou-se um problema de saúde pública.
Sabe-se que a depressão em pacientes com doenças crônicas afeta o nível de funcionamento e a qualidade de vida, além de dificultar o controle dessas doenças. Diante de tal situação, com o objetivo de auxiliar e prevenir os pacientes, a psicóloga Juliane Strapasson esteve trabalhando, no dia 12 de junho, com o Grupo de Pacientes Hipertensos do Bairro Industrial. Na ocasião abordou, de forma dinâmica, as causas e consequências da depressão, assim como a importância da prevenção para a manutenção da qualidade de vida.
Os pacientes também tiveram o acompanhamento da pressão arterial e da glicose, realizado pela enfermeira responsável Aline Hartmann. Como de costume, no encontro também foi distribuída a medicação para os diabéticos.