Nos dias 3 e 4 de abril os agentes comunitários de saúde do município estiveram participando de um curso sobre plantas medicinais no Sindicato Rural. O curso, ministrado pelo palestrante José Gilberto Weide, do Senar, teve por objetivo resgatar a importância dos conhecimentos populares e orientar quanto a identificação das várias espécies de plantas.
Os agentes aprenderam sobre o valor medicinal dos chás, bem como a importância da colheita, secagem e armazenamento das plantas de maneira adequada, como cultivá-las e diferenciá-las, além de como preparar-lás.
Segundo o palestrante Weide, as plantas medicinais, condimentares e aromáticas, estão sendo cada vez mais utilizadas, principalmente na constituição de medicamentos, cosméticos, corantes naturais e alimentos.
As plantas medicinais são aquelas que através de seus princípios ativos tem a capacidade de prevenir ou curar doenças, como a camomila, boldo, poejo e carqueja. Já as aromáticas são usadas na elaboração de cosméticos, como a babosa, marcela, calêndula e anis. E as plantas condimentares são aquelas que são utilizadas para realçar o sabor dos alimentos, como alecrim, mangerona e salsa.