Os Zeskamp das Etnias, que foi realizado no último sábado, dia 28 de maio, como um dos eventos em comemoração ao Ano da Holanda no Brasil, contou com a participação da Associação Holandesa, do CTG Galpão Amigo, do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Michelangelo e dos grupos alemães Immer Lustig und Durstig e Kulturell Gruppe Tanzen ist Leben. O grupo Unegro também foi convidado, porém, em função de um imprevisto, acabou cancelando a participação.
Em entrevista, um dos membros da Comissão Municipal do Ano da Holanda no Brasil, Willibrordus van Lieshout, explicou que esta programação foi realizada por ser uma gincana típica nos Países Baixos e nas colônias holandesas. “Todo ano as seis colônias holandesas do Brasil se reúnem numa de suas cidades para a realização dos Zeskamp, que é uma gincana cultural e esportiva, com diversas atividades e muito realizada na Holanda. Como forma de reverenciar o Ano da Holanda no Brasil, integrando as outras associações culturais do município, organizamos o Zeskamp das Etnias”, esclareceu Willibrordus.
E se a intenção era integrar os descendentes de diferentes origens em atividades divertidas, que demandassem disposição, trabalho em equipe e muito bom-humor, o resultado foi positivo, pois a tarde de sábado foi marcada pela alegria.
Às 13 horas foi iniciado os Zeskamp, com apresentação das equipes participantes. Após o prefeito Antônio Vicente Piva dar as boas-vindas aos grupos culturais e aos espectadores do evento, foi realizada a primeira tarefa da tarde: três baterias de questões culturais, de lógica e conhecimentos gerais. E a tarde se estendeu com atividades como corrida do saco, além de outras envolvendo raciocínio, trabalho em equipe, destreza, velocidade e equilíbrio.
A última tarefa do dia fez com que os participantes soltassem a imaginação para criar uma paródia que falasse da colonização e da integração cultural que formou o povo de Não-Me-Toque.
Mais tarde, foi realizado um jantar dançante promovido pela Associação Holandesa, no Salão Cristo Rei. Durante o jantar, foi divulgado o resultado do Zeskamp e entregue os troféus às equipes:
1º lugar: CTG Galpão Amigo;
2º lugar: Immer Lutig und Durstig;
3º lugar: Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Michelangelo;
4º lugar: Associação Holandesa;
5º lugar: Kulturell Gruppe Tanzen ist Leben.
O prêmio para a melhor torcida foi uma caixa de cerveja, que foi conquistado pela torcida do Kulturell Gruppe Tanzen ist Leben.
A gincana cultural e esportiva, o Zeskamp das Etnias, foi realizado pela primeira vez por iniciativa da Associação Holandesa, da Comissão Municipal do Ano da Holanda no Brasil e da Administração Municipal de Não-Me-Toque. Contou com o apoio de todas as associações culturais do município e foi patrocinada pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco Sicredi.