“O que motivou vocês a fazerem a escolha de trabalhar como cuidadores da saúde?” Este foi um dos questionamentos abordados pela secretária de Saúde, Bernadete Maria Mallmann Piva na 2ª Palestra da Semana da Enfermagem e SIPAT, do Hospital de Caridade, que teve como tema “Motivação no Ambiente de Trabalho”. O evento ocorreu no dia 12 de maio no Salão de Festas da Piscina da Casa Betânia.
Apesar de ser a responsável pela saúde municipal a pouco mais de dois meses, Bernadete tem grande atuação na área, pois é formada em enfermagem e psicologia. E foi com a segurança da experiência no ramo, que a secretária fez com que os participantes parassem para pensar no dia a dia como profissionais, no modo como cada um conduz o seu trabalho, nas diferentes relações e sentimentos que existem no ambiente hospitalar.
Com foco no assunto abordado, Bernadete explicou que a palavra motivação tem origem da palavra motivo, diretamente relacionada à causa. “Todas as ações realizadas pelo homem são ocasionadas por algum motivo”, ressalta. Segundo Bernadete, a motivação é algo intrínseco, que vem de dentro da gente. “Sendo assim, independente das diferentes situações vivenciadas no ambiente de trabalho, a pessoa motivada e que possui uma postura positiva, estará realizando com êxito suas tarefas e ainda poderá influenciar positivamente os demais” afirmou a secretária.
Técnicos, enfermeiros, bioquímicos, farmacêutica, fisioterapeutas, recepcionistas, administração, entre outros participantes, prestigiaram o evento. Na oportunidade o administrador do Hospital de Caridade, Jorge Valdemar, ressaltou a importante parceria entre a Secretaria de Saúde, as demais secretarias e a Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque com o hospital. Ainda acrescentou que a saúde do município depende exclusivamente da motivação das equipes de trabalho destas instituições para que os projetos se concretizem.
Um vídeo motivacional finalizou o evento.