Na tarde de 22 de setembro aconteceu, nas dependências dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, o Fórum Municipal para a Constituição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O objetivo principal do Fórum foi compor o Conselho, através de representantes da sociedade civil, os quais se candidataram, de forma voluntária, a membros titulares e suplentes do Conselho e foram escolhidos pelo público presente. É importante esclarecer que o Conselho é composto por igual número de representantes dos órgãos e entidades públicas e de organizações representativas da sociedade civil ligadas a área.
Além do objetivo já mencionado, o fórum visou explanar a sua atuação, a qual foi apresentada pelos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação /Altas Habilidades de Carazinho Sr. Alessandro de Oliveira de Moraes e Clóvis Tolotti que elucidaram também as conquistas obtidas pelo Conselho. A Assistente Social Itamara Inê Wentz abordou sobre como surgiu a solicitação da necessidade de se criar um Conselho, demanda oriunda do projeto que desenvolveu com pessoas com deficiência no CRAS. O Fórum foi dirigido pela Psicóloga do CRAS Danielle Heberle Gastmann e recepcionado pela Assistente Social do CRAS Margit Wegener Malheiros.
Como autoridades, estiveram presentes o Prefeito Municipal, Exmo Sr. Antônio Vicente Piva, a Vice-Prefeita Exma Sra. Teodora Berta Souilljee Lutkemeyer, a Secretária Municipal de Ação Social Ilma Sra Bernadete Maria Mallmann Piva e a Coordenadora do CRAS e Assistente Social Ilma Sra. Sílvia Nemecek Loss.
Num primeiro momento do evento foram apresentados os membros designados pelo prefeito, representantes das Secretarias e os membros indicados pela APAE e após a indicação feita pelo fórum apresentaram-se os membros da sociedade civil. Compondo-se assim o Conselho. A primeira reunião do Conselho já foi agendada.