Poder Executivo de Não-Me-Toque Poder Executivo de Não-Me-Toque

Ações que dão resultado no combate a Dengue!

Há sete meses a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo novas estratégias para o combate às arboviroses (doenças causados por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos) em especial Dengue, Chikungunya e Zika, propagadas pelo Aedes aegypti. As estratégias adotadas são as ovitrampas e Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-AEDES).
O Município conta com 70 ovitrampas espalhadas por todo o seu perímetro. Elas são colocadas em residências (com o consentimento do morador). A instalação ocorre de forma mensal, com a seguinte logística: na quinta-feira o recipiente contendo levedura de cerveja, uma paleta e um pouco de agua. A mistura atrai a femea do mosquito, que estejam nas proximidades, que depositam seus ovos no local.
Na segunda-feira seguinte a instalação as Ovitrampas são removidas das residências e a paleta é levado para um laboratório. Após dois dias de secagem elas são avaliadas, os ovos contabilizados e tudo é lançado em um sistema de controle.
Identificadas as paletas positivas começa o processo de eliminação do mosquito. Um raio do 150 metros é estipulado ao redor da residência onde foi localizada a paleta com ovos e então uma varredura em busca de agua parada e larvas é feito. Também é realizado a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-AEDES), em uma parede interna da residência buscando assim a eliminação do foco.
Este novo programa tem obtido resultados positivos. Até a publicação desta matéria nenhum caso de Dengue foi confirmado no Município.
Mas para manter tais índices é necessário a colaboração de toda a população eliminando possíveis criadouros nas suas residências.

Últimas notícias

Mais notícias
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir