A Defesa Civil é responsável por organizar um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social.
Tem o objetivo de reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres.
Visando a antecipação, o Poder Executivo de Não-Me-Toque, através do representante da Defesa Civil no município, Cap. Weber, realizou uma reunião na última quinta-feira (13), para tratar de assuntos relacionados as práticas que serão adotadas para previnir impactos no município. Participaram da reunião autoridades sindicatos, representantes do desenvolvimento e obras do município, corpo de bombeiros, membros do Rotary e do Hospital Alto Jacuí.
Com a chegada das primeiras chuvas, algumas casas necessitaram de reparos, lonas, dentre outras questões, que anteriormente não eram tratadas com um modelo de antecipação, mas sim de reação a qualquer fato que ocorresse, por isso, o Cap. Weber, militar da reserva, que já participou de ações em áreas precárias como o Haiti, comandará as ações da defesa civil que atuará antes, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas: Prevenção; Mitigação; Resposta; Recuperação.
Ações que buscam diminuir ou a limitar os impactos dos desastres para a população.
Como nem sempre é possível evitar um desastre, podemos evitar a perda de vidas e diminuir os prejuízos econômicos e sociais com diversas ações, dentre elas: