Poder Executivo de Não-Me-Toque Poder Executivo de Não-Me-Toque

Comércio de Não-Me-Toque poderá reabrir no dia 1 de Abril

Lojistas poderão reabrir suas portas seguindo as recomendações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para alinhar ações de enfrentamento ao coronavírus, informar sobre as medidas do governo em relação ao fortalecimento da rede pública de saúde e ouvir as impressões e demandas dos prefeitos em relação à pandemia, o governador Eduardo Leite conversou, na manhã desta sexta-feira (27/3), com presidentes das associações regionais de municípios e com o presidente da Federação da Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

O governador salientou aos prefeitos que a orientação é seguir as restrições dos decretos, pelo menos, até o final da próxima semana, e que nos próximos dias serão feitas novas avaliações do comportamento do vírus para se definir pela manutenção das normas ou então pelo estabelecimento de alterações.

Caberá aos Municípios determinar que os estabelecimentos comerciais e industriais adotem sistemas de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores. Adotem as providências necessárias ao cumprimento das diretrizes sanitárias de distanciamento interpessoal de, no mínimo, dois metros, observadas as demais recomendações técnicas determinadas pelo Ministério da Saúde ou pela Secretaria da Saúde.

Tanto a Administração quanto a ACINT estão cientes dos prejuízos econômicos que uma paralisação prolongada pode acarretar tanto para os comerciantes quanto a economia municipal, porém existe uma preocupação grande em relação ao contágio do Covid-19 e um colapso do sistema de Saúde.

No sábado (28) pela manhã reuniram-se no Gabinete do Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa membros da Administração Municipal, Câmara de Vereadores e Diretoria da ACINT afim de alinhavar as ações que serão tomadas para a retomada gradativa das atividades do comércio local a partir do dia 01 de Abril.

Os Decretos Oficiais tanto do Governo do Rio Grande do Sul como de Não-Me-Toque serão publicados na próxima semana dando todas as orientações e medidas legais para a retomada das atividades comerciais, porém a Secretaria de Saúde reforça que é indispensável que sejam tomadas todas as medidas de higiene possível afim de evitar um cenário de propagação em massa do Vírus.

As aulas continuam suspensas na rede pública seguindo o decreto vigente.

O Secretário Marco Costa ressalta que em nenhum momento a reabertura do comércio significa diminuição dos cuidados relacionados ao isolamento e precauções quanto a aglomeração de pessoas e normas de higiene básica.

“Nesse momento precisamos de uma atenção redobrada para não nos arrependermos depois, por isso devemos manter todos os cuidados que vinham sendo tomados até agora para que não agravemos a situação da pandemia do Covid-19 e não tenhamos um surto da doença no município” comenta.

O Prefeito Pedro Paulo destaca que a comunidade como um todo precisa de bom senso neste momento pois estamos falando não somente da economia, mas sim de vidas.

“Tanto a Acint quanto a Administração foram procurada para a reabertura do comércio, porém precisamos seguir as orientações vindas do Governo do Estado e do Ministério Público para agir de forma correta” comentou o Prefeito Pedro Paulo.

Últimas notícias

Mais notícias
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir