Atendimento por acolhimento visa melhorar atendimento na Saúde Pública através da classificação dos pacientes por sua necessidade.
As unidades de saúde estão passando por diversas mudanças que requerem atenção e compreensão na sua nova forma de atendê-los. Tais mudanças tem por objetivo melhorar o atendimento e atender as exigências do Ministério de Saúde, utilizado o Acolhimento com Classificação de Risco
Mas, o que é este acolhimento?
Quando você chegar na unidade de saúde, será recebido pela recepção que o encaminhará para uma avaliação realizada pela equipe de enfermagem, após você será classificado e poderá ter seu problema resolvido através do agendamento de consulta, consulta com enfermeiro ou consulta médica conforme critérios abaixo:
Atendimento Urgente – O paciente será encaminhado para consulta médica imediata
Atendimento no Turno em que Busca Atendimento – Consulta Médica
Atendimento no Dia – Consulta Enfermagem, Consulta Médica ou Agendada para o turno inverso de atendimento
Atendimento Eletivo/Agendamento
O Secretário Marco Costa explica que ninguém ficará sem atendimento, a equipe de enfermagem irá receber todos os pacientes para a realização do seu acolhimento, verificando sua necessidade, seus sinais vitais e classificarão em vermelho, amarelo, verde e azul, assim quem tem mais necessidade será atendido primeiro.
Pacientes que realizaram exames solicitados pelos médicos da unidade de saúde, tem receita de medicamentos para renovar, gestantes, crianças, idosos, precisa fazer seu preventivo ou testes rápidos pode agendar consulta com o médico ou enfermeiro