O aparecimento de mais um caso de Influenza H1N1 em Não-Me-Toque confirmado pela Secretaria de Saúde serve de alerta para que a população tome medidas preventivas, como a etiqueta respiratória, uso de álcool gel para higienização das mãos e a vacinação contra a influenza a qual é oferecida aos grupos de risco elencados pelo Ministério da Saúde.
Este caso novo de H1N1 confirmado pelo exame laboratorial enviado ao LACEN-RS ocorreu em um adulto de 53 anos sem comorbidades associadas e não vacinado contra a Influenza já que não faz parte dos grupos prioritários da campanha de vacinação.
Com a confirmação, são 3 casos confirmados por critério laboratorial e um óbito ocorrido em um adulto de 74 com comorbidades associadas.
A gripe H1N1 é uma doença provocada pelo vírus de mesmo nome, cujos sintomas são semelhantes aos da gripe comum. Entretanto, é preciso ficar atento a alguns sinais para procurar ajuda médica.
Sintomas da Gripe Comum
- Febre alta;
- Dor de cabeça tolerável;
- Dores nos músculos;
- Calafrios;
- Tosse;
- Secreções (catarro).
Sintomas da Gripe H1N1
- Febre alta;
- Dor de cabeça intensa;
- Dores nos músculos;
- Dores nas articulações;
- Calafrios;
- Tosse;
- Falta de apetite;
- Vômito e diarreia (em alguns casos);
- Falta de ar e desconforto respiratório
Prevenção
O vírus da gripe H1N1 é transmitido por meio de gotículas contaminadas. Por isso, é preciso evitar o contato com o doente e também com objetos de uso comum, como copos e talheres.
Lavar as mãos com frequência ou higieniza-las com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar são práticas muito importantes assim como evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc);
Hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas também ajudam na prevenção pois fortalecem o sistema imunológico.