Na sexta-feira (24), a Secretaria de Saúde confirmou um caso de Dengue no Município. O paciente viajou para o estado da Bahia no inicio do mês e quando retornou consultou junto a Unidade Básica de Saúde do Bairro Santo Antônio cuja equipe de profissionais que está sempre alerta prontamente identificou os sintomas da doença e encaminhou o caso suspeito para coleta de exame confirmatório da doença no setor de epidemiologia.
A equipe de combate a endemias irá fazer a pulverização da área onde reside o paciente seguindo o protocolo.
Conforme a Enfermeira Liliane Erpen, mais um caso suspeito está sendo investigado, o paciente em questão retornou da cidade de Lucas do Rio Verde (MT) com a mesma sintomatologia.
Em 2019 Não-Me-Toque tem até o momento 9 casos suspeitos notificados e 3 casos da doença confirmados, sendo que todos estes foram contraídos em outros Municípios.
É importante que todos fiquem alertas aos sintomas da dengue pois nosso Município é infestado pelo mosquito transmissor da doença, o que pode ocasionar o surgimento de mais casos e consequentemente uma epidemia.
Sinais e sintomas da dengue
Ao observar estes sintomas, procure um posto de saúde de referência para ser diagnosticado. A Dengue pode matar.
A regra básica é: não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação.
A dica é manter recipientes como caixas d’agua, barris, tambores, tanques, cisternas devidamente fechados e não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado e demais recipientes que possam armazenar água e acabarem virando criadouros do mosquito!