Na noite de segunda-feira (15), o Conselho Municipal de Saúde com apoio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu no Auditório da ACINT a 6ª Conferência Municipal de Saúde que teve como tema “Democracia e Saúde: saúde como direito, e consolidação e financiamento do SUS”.
A Conferência Municipal é o fórum legítimo e democrático para a discussão de ações, definição e deliberação de prioridades para o atendimento das necessidades das pessoas, as quais devem ser observadas na elaboração e execução das Políticas Públicas e que serão levadas a Conferência Estadual. É o espaço para que o Poder Público e a Sociedade Civil, possam avaliar a execução das ações de política social; afirmar a garantia dos direitos sociais e especialmente subsidiar a elaboração de planos e projetos.
Os Municípios, especialmente as Secretarias Municipais de Saúde, vivem a realidade da Saúde Pública Brasileira, cada vez mais com a transferência de responsabilidades das esferas de governo superiores sem o correspondente financiamento. Não por acaso o tema da conferencia desta ano faz referência especial a este tema.
O sistema único de saúde brasileiro é um dos maiores sistemas públicos do mundo, e ainda relativamente recente, aprovado com a constituição de 1988. Audacioso, tem em seus princípios que o atendimento de saúde deve ser direito de todos, e seus serviços devem ser universais, gratuitos e equitativos, Porem, observa-se que com o crescimento das doenças crônicas, o envelhecimento da população e o surgimento de cada vez mais tecnologias que tem custo elevado, e fornecer tudo ilimitadamente tem se tornado um dasafio cada vez maior ao sistema público de saúde.
Para falar sobre este tema, a conferência contou com a presença de Anelise Schell Almeida, Enfermeira, Especialista em Saúde Coletiva: ênfase em sanitarismo, Mestre em Envelhecimento Humano e Secretária Municipal de Saúde de Carazinho. Carazinho é a primeira referência no atendimento de média complexidade para Não-Me-Toque e tem como modelo a gestão plena dos serviços de saúde.
Os delegados eleitos representando os usuários foram:
Titulares: Noeli Terezinha D’amarat e Carla Sebastiani da Costa
Suplentes: Maria A. Barbosa de Olibeira e Griselda Maria Scholze Blau
Representantes dos profissionais de Saúde
Titulares: Eloi Maria Ribas Alves e Elira Streit Elvanger
Suplentes: Flávio Brilhante Teixeira da Silva e Rosane Saueressig Kuhn
“A Conferência oportuniza esta troca de experiências e ideias entre os profissionais da saúde e os usuários, buscando soluções para avançar e melhorar os serviços prestados junto a saúde pública de nosso Município. Vimos nesta conferência uma oportunidade de aprendizado e vivenciar nossa saúde pública” comentou o Secretário Marco Costa.