No dia 29 de Janeiro o Prefeito Municipal Pedro Paulo Falcão da Rosa recebeu em seu gabinete, a líder do Movimento Eu Empurro Essa Causa a senhora Tatiane Luiza Stumm, juntamente com a senhora Marlene do Nascimento, o qual entregaram um ofício ao Prefeito solicitando seu apoio a esta causa.
Conforme palavras do Prefeito, “a Administração Municipal apoia totalmente este movimento e que estarão todos mobilizados e participando deste evento”.
No dia 16 de fevereiro, o movimento nacional que busca atualização do valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC) – auxílio prestado pelo governo federal a pessoas portadoras de deficiência ou pessoa idosa – também terá mobilização pacífica em Não-Me-Toque. Em nome dos organizadores do Movimento Eu Empurro essa Causa, Tatiane Luiza Stumm, esteve no gabinete do prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, na manhã de terça-feira (29), convidando para que o prefeito, secretários e servidores municipais participem apoiando as reivindicações.
O BPC foi instituído pela Lei Orgânica Social (LOAS) e corresponde ao pagamento de um salário mínimo ao deficiente ou pessoa idosa que atendam exigências como renda mínima e cadastro na Assistência Social (Cadastro Único), que comprovam não possuir meios para se sustentar.
– Atualmente, o BPC é pago apenas para as famílias com renda até um quarto do salário mínimo, o que corresponde a R$ 249,50 por integrante da família ao mês. Estamos lutando para que os critérios de concessão sejam revistos para um limite de renda familiar de até três salários mínimos – explica Tatiane.
Outra questão é a forma como o benefício vem sendo revisado, obrigando algumas famílias a devolver o dinheiro.
A justificativa do Movimento Eu Empurro essa Causa é de que as famílias precisam assumir os gastos com órteses, insumos, aparelhos ortopédicos, cadeiras adaptadas, alimentação especial que por muitas vezes não são conseguidos junto ao Estado, responsável por lei por esse atendimento.
O movimento iniciou no interior de Minas Gerais e hoje alcança dezenas de cidades do país. A mobilização vem reforças a defesa desta causa e buscar assinaturas para petição que busca a alteração da lei no Congresso Nacional. Também está disponível nas redes sociais como #euempurroessacausa
EU EMPURRO ESSA CAUSA
16 DE FEVEREIRO
9H EM FRENTE À PREFEITURA
CAMINHADA ATÉ A PRAÇA CENTRAL
Texto: Helaine Gnoatto Zart | A Folha
Foto: Assessoria Comunicação Prefeitura de Não-me-Toque