O Secretário Marco Costa participou da primeira Assembleia Ordinária do Conselho de Secretarios do RS-COSEMS no dia 23 de janeiro, em Porto Alegre. A Secretária apresentou os números da situação do estado e da divida com hospitais, fornecedores e municípios. Apesar da situação dramática das finanças do estado foi bem recebida pelos secretários a disposição ao diálogo e também a formação da equipe de trabalho da Secretaria de Saúde, com muitos nomes ligados ao municipalismo.
O Cosems-RS entregou ao na ocasião, um documento chamado “Saúde que queremos”, listando pontos que a entidade considera prioritários para melhorar as condições de atendimento nas cidades gaúchas.
Entre as pautas constam a situação de unidades de urgência e emergência, além da média complexidade e da atenção básica.
Em resposta, a nova secretária acena com a disposição de levar, ao lado do Cosems-RS, pleitos para o Ministério da Saúde, em Brasília. Entre elas está a falta de incremento nos repasses para média e alta complexidades – setor no qual, segundo Arita Bergmann, o governo gaúcho coloca de R$ 14 milhões a R$ 20 milhões por mês para que o teto de investimentos seja atendido. Uma das iniciativas mencionadas pela secretária para o primeiro semestre é a ampliação do sistema de regulação de internações no Estado.
Na avaliação do Secretário Marco, a abertura ao diálogo para a busca de soluções conjuntas representa um avanço da gestão estadual.