Na quinta-feira (13), o Secretário de Saúde Marco Costa, a Secretária Adjunta Marcia de Souza e a Enfermeira Liliane Erpen participaram de reunião afim de tratar sobre o Programa Saúde na Escola –PSE, ao qual o Município estará aderindo para o exercício de 2019.
A reunião teve por objetivo informar, sensibilizar e esclarecer possíveis dúvidas a respeito do programa, ressaltando a importância do mesmo para cenário atual de saúde, por se tratar de uma estratégia que propõe integração da saúde e educação em prol do desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
O público beneficiado pelo PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O PSE foi constituído por cinco componentes:
- a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública
- b) Promoção da Saúde e ações de Prevenção de doenças e de agravos à saúde.
- c) Educação Continuada e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens
- d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes
- e) Monitoramento e Avaliação do Programa
Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde uma vez que trata a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos.