O mês de novembro é dedicado ao combate do câncer de próstata. Para evitá-lo, os homens a partir dos 45 anos devem ir ao médico regularmente. A campanha ‘Novembro Azul’ alerta os homens quanto à importância de cuidar da saúde.
No estágio inicial o paciente não sente nada, por isso é importante ir ao médico com frequência, pois só através de exames é que a doença pode ser detectada. A dificuldade dos homens está na necessidade do exame de toque retal, que é a única forma de sentir o nódulo, e na maioria dos casos o paciente já chega ao consultório com esse preconceito de não ser tocado, e muitas vezes sai do consultório sem realizar o exame.
O que é a próstata
A próstata é uma pequena glândula localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, responsável por produzir parte do líquido que forma o esperma, também ajuda a alimentar e proteger os espermatozóides.
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, como:
- Micção frequente.
- Fluxo urinário fraco ou interrompido.
- Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
- Sangue na urina ou no líquido seminal.
- Disfunção erétil.
- Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
A maioria desses problemas é provavelmente provocada por outras condições clínicas, além do câncer de próstata. Por exemplo, o aumento da frequência urinária é muito mais frequentemente causado por hiperplasia prostática benigna (HBP), um crescimento benigno da próstata. Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
O aumento da próstata nem sempre é indicativo de câncer, apesar de provocar os mesmos sintomas, por isso a importância de fazer visitas ao médico regularmente.
No sábado, 11 de Novembro, será realizado o pedágio de conscientização distribuindo material informativo para o público masculino e reforçando o convite para a semana de conscientização e agendamento dos exames para o público masculino nas unidades de saúde.
“Quando o câncer de próstata apresenta sintomas, pode ser muito tarde. O que temos como resultado final do preconceito é sofrimento para o paciente e para a família, quando o homem acaba se privando de cuidar da sua saúde, ele acaba pagando um preço muito alto” ressalta o