A invernada de danças adulta do Centro de Tradições Gaúchas Galpão Amigo de Não-Me-Toque – Os Galponeiros – conquistou neste final de semana a classificação para a final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart).
A terceira fase classificatória foi realizada em Canoas no final de semana (dias 21 e 22) reunindo dez Regiões Tradicionalistas (7ª RT, 12ª RT,16ª RT, 20ª RT, 23ª RT, 24ª RT, 26ª RT, 27ª RT, 29ª RT e 30ª RT) e contou com a participação de CTGs de 165 municípios do Rio Grande do Sul.
Este é o quarto ano consecutivo em que o CTG Galpão Amigo tem sua invernada adulta classificada ao maior evento de artes amadora da América Latina. Neste ano a classificação foi conquistada com um primeiro lugar na eliminatória de sábado e um terceiro lugar no domingo, que classificou 10 invernadas na Força B e 10 na Força A.
A apresentação dos Galponeiros neste ano tem a temática “O grupo dos Oito e a criação do 35 CTG”, os expoentes do tradicionalismo Gaúcho. O enredo conta um pouco da história do Grupo dos Oito, ou os Oito Magnificos, ou ainda Piquete Tradição, os iniciadores do Movimento Tradicionalista e semeadores do 35 CTG. O grupo foi formado por: Antônio João de Sá Siqueira, Fernando Machado Vieira, João Machado Vieira, Cilso Araújo Campos, Ciro Dias da Costa, Orlando Jorge Degrazzia, Cyro Dutra Ferreira e João Carlos Paixão Cortes, o líder.
Com música de entrada e música de saída de autoria de Anderson Barros de Oliveira, coreografia de Tiago Damiani, direção técnica de José Maurício e Luana Cristina Soares, Os Galponeiros emocionaram o público na pré-estreia.
O elenco adulto da invernada do CTG Galpão Amigo conta com a participação de: Ana Cláudia Stumm, Amanda Gorrosterrazú, Andressa Pereira, Camila Peroza, Catiele dos Santos, Cleverson André de Lima, Cristiano Azevedo, Deividy Barbosa de Gasperi, Édipo Alex da Rosa, Gustavo Peroza, Jardel Prates da Costa, Jardel Ferreira, Jean Ferreira Franco, Luriane Ferreira Franco, Mateus da Ros Keller, Nicole Heller dos Santos, Pamela Roehe, Rosinei Roehe, Sarah Lazzari Silveira, Taís da Silva, Vinícius Tariga e William Scheneider Gomes. A participação especial na apresentação, representando o grupo dos oito fica com: Beno Afonso Lütkemeyer, Carlos Ribeiro de Quadros, Clézio Antônio Goettems, Diogo Talamini, João Clovís Fogliatto, Luciano Franco, Pedro Victor Tariga e Vilson Zulpo.
Classificação na gaita
Em Canoas foram sete palcos paralelos abrigando oito modalidades artísticas: danças tradicionais, declamação, intérprete solista vocal, danças gaúchas de salão, chula, gaita piano, violão e causo.
Além da classificação da invernada de danças, a instrumentista Cássia Marie Goettems (modalidade gaita-piano) conseguiu se classificar e vai estar na final do Enart representando o CTG Galpão Amigo.
O Enart é disputado por 30 regiões tradicionalistas reunindo mais de cinco mil dançarinos na fase final, realizada no mês de novembro, em Santa Cruz do Sul.
Acompanham a delegação o casal patrão, João Fogliatto e Laureci Dalsochio, membros da patronagem que fazem figuração na dança de saída, madrinhas da invernada e familiares.
Texto: Helaine Zarth/Jornal A FOLHA