O Ministério da Saúde, em nova portaria publicada no Diário Oficial da União neste mês de setembro, oficializou o serviço de oncologia prestado pelo Hospital da Cidade de Carazinho como referência a 20 municípios da região, dentro da rede de atenção oncológica do Sistema Único de Saúde (SUS). Anteriormente Carazinho referenciava somente sete cidades.
Conforme o Secretário de Saúde Marco Costa, a ampliação do serviço é importante para compor uma demanda que é necessária para manutenção deste tipo de serviço. Houve transferência de teto financeiro, sendo assim os gestores irão acompanhar a execução do serviço para que haja garantia de que a população maior não implique em restrição no acesso.
“O que muda agora com esses municípios agregados a essa referência é uma maior demanda e consequentemente um maior repasse por parte do Governo Estadual e Federal para a prestação deste serviço. Apesar de ser um aumento grande, é uma garantia que esse serviço continuará sendo prestado em nossa região ao invés de termos de nos deslocar para centros maiores”,