Na quinta-feira (29), o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa e o Secretário de Saúde Marco Costa participaram de uma solenidade realizada no Palácio Piratini com a presença do Governador José Ivo Sartori onde foram anunciados recursos para a área da saúde. Estes recursos são oriundos de dívidas do Estado com os Municípios e foram entregues a Municípios com o Estado de Emergência homologado.
Não-me-toque receberá o montante de R$ 87.651,75, valor este que pode destinado a programas voltados a estratégias de saúde familiar, aquisição de medicamentos e custeio da Secretaria de Saúde. Desta forma a Secretaria poderá incrementar o atendimento aos usuários da rede pública de saúde.
De acordo com Sartori, o repasse é resultado do esforço coletivo interno pelas pendências que agora serão pagas de forma integral aos municípios. “Nosso governo está comprometido com a união de forças. Sei da importância desses recursos para o atendimento das pessoas que mais precisam. Visitei comunidades devastadas nos últimos meses e vi a mobilização para reconstruir a esperança das famílias. O povo gaúcho, mais uma vez, demonstra que sabe ser solidário”, afirmou.
Conforme o Secretário Marco Costa, como o município já custeou esses programas no período, esse recurso poderá ser usado livremente, devido a um acordo mediado pela FAMURS que resultou na Resolução CIB 193/2017.