Dentro da programação de inauguração do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, na manhã de terça-feira, 4 de abril, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, recebeu secretários de saúde e prefeitos da região para um café da manhã. Na ocasião, os participantes conheceram a nova estrutura e conceito para o tratamento do câncer desenvolvidos pelo instituto. Atualmente, 1.600 pacientes oncológicos são atendimentos por mês no HSVP, sendo que destes, 76% são provenientes de municípios da região.
O presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima, superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, superintendente médico e de pós-graduação do HSVP e diretor executivo do Instituto Dr. Alberto Kaemmerer e o oncologista e diretor adjunto do Instituto do Câncer do HSVP Dr. Rodrigo Villarroel falaram sobre o novo conceito no tratamento do câncer e da estrutura do instituto que integra as áreas de oncologia clínica, cirúrgica, oncopediatria, hematologia, pesquisa clínica e radioterapia, além de esclarecer dúvidas dos prefeitos e secretários.
De Não-Me-Toque participaram o vice-prefeito Pedro Paulo da Rosa, o secretário de Saúde Marco Costa, o coordenador administrativo do Hospital Notre Dame Júlia Billiart, Jocias Zanatta, o coordenador dos Hospitais Notre Dame Rafael Scolari e a assessora de imprensa do Hospital Beneficência Alto Jacuí, Helaine Gnoatto Zart.
Marco Costa avaliou os investimentos do HSVP como muito importante para a região, mas apontou as dificuldades para acessar os serviços.
– O Instituto do Câncer está dotado de equipamentos e equipe que coloca os serviços no mais elevado nível, dispondo tudo que existe de mais avançado, mas hoje, a referência para encaminhar pacientes oncológicos de Não-Me-Toque é o Hospital Caridade Carazinho.
O Instituto atende pacientes de convênios e particular, sem distinção de tratamento e equipe.
Texto Assessoria de Comunicação HSVP
Fotos: Helaine Gnoatto Zart / A FOLHA