Nesta segunda-feira, 06, primeiro dia da Expodireto Cotrijal 2017, foi realizada mais uma edição do tradicional Fórum Bandeirantes de Ideias.
O evento tem como objetivo principal promover o debate e a reflexão dos temas ligados ao agronegócio gaúcho e Brasileiro que estão em pauta no momento. O encontro contou com a presença de diversas autoridades e lideranças do agronegócio.
O Fórum foi conduzido pela jornalista Lizemara Prates e a abertura foi feita pelo diretor do grupo Bandeirantes de Comunicação no Rio Grande do Sul, Sérgio Morem Cóssio, e pelo presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, que deram boas-vindas aos convidados e pontuaram a expectativa positiva para a feira e para a safra deste ano. “Para nós, é de extrema importância estarmos aqui para debater e encontrar alternativas para que juntos possamos trilhar um caminho para dar voz e vez para o homem e a mulher do campo,” afirmou Cóssio.
Na sequência, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, classificou a Expodireto como uma grande universidade de saberes do campo, já que nesse espaço acontece o encontro de quem produz e de quem está em busca de tecnologias. Em seguida, o diretor administrativo da Farsul, Francisco Lineu Shardong, explanou sua satisfação em acompanhar o trabalho excepcional da cooperativa e ressaltou que hoje o produtor rural deve ser receber o reconhecimento necessário, já que a produção está cada vez mais exigente em todos os setores.
O ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira, parabenizou os organizadores da Expodireto e classificou o evento como uma “janela para o mundo”, devido à grandiosidade da feira de agronegócio. Ainda pontuou questões referentes ao cenário político nacional e regional.
Na sequência, Sérgio Morem Cóssio, acompanhado do governador José Ivo Sartori, fizeram a entrega de uma placa ao presidente da cooperativa, Nei César Mânica, para lembrar os 60 anos de Cotrijal.
“É muito gratificante quando um grupo de expressão como a Rede Bandeirantes, dentro da Expodireto, faz uma homenagem reconhecendo os 60 anos de história da grande família Cotrijal realmente marca muito. É uma alegria imensa, mas, ao mesmo tempo, oficializa uma responsabilidade ainda maior que temos em continuar fazendo, promovendo o agronegócio, em benefício de todos os associados da Cotrijal”, agradeceu Mânica.
O governador José Ivo Sartori reforçou a importância da realização de uma feira deste porte, além de parabenizar a cooperativa pela sua trajetória. “Homenagear a Expodireto é valorizar os trabalhadores do campo. É valorizar o cooperativismo e um dos maiores eventos que temos em nível de agronegócio no Rio Grande do Sul, em termos de demonstração da produção. Esse é o momento e que os olhos de todo o Brasil estão voltados para Não-Me-Toque, que está apostando no motor da economia do Rio Grande do Sul: o agronegócio”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal