Poder Executivo de Não-Me-Toque Poder Executivo de Não-Me-Toque

Assembleia do Conselho da Saúde analisa cenário da saúde pública

A saúde pública é um assunto que interessa a todos e atualmente apresenta um cenário de incertezas devido à crise financeira que abala a prestação de serviços fundamentais a comunidade, por insuficiência de recursos provenientes do Governo Estadual e que afetam diretamente a população, que acaba ficando desassistida.

Infelizmente esta realidade também é encontrada em Não-Me-Toque, que além de sofrer com a falta de recursos acaba prejudicada pelo fechamento de serviços de especialidades médicas, como foi o caso da traumatologia e de atendimentos fundamentais como o serviço de urgência e emergência.

Atento a este cenário, o Conselho Municipal de Saúde realizou na quinta-feira (23), no Plenário da Câmara de Vereadores sua Assembleia Geral e Audiência Púbica para dialogar sobre a situação do atendimento da urgência e emergência em Não-Me-Toque, a situação da traumatologia regional e sobre o plano de contingência da dengue. Nesta noite também foi feita a eleição da nova diretoria do Conselho.

Urgência e Emergência!

Desde o anúncio por parte do Hospital Notre Dame Júlia Billiart da suspensão do atendimento de urgência e emergência 24h – Portas Abertas, diversas tratativas de viabilizar a oferta de serviço para a população dos Municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos vinham sendo tomadas. A suspensão do serviço de urgência e emergência decorreu devido aos atrasos nos repasses financeiros por parte do Governo do Estado.

O Conselho além de auxiliar e fiscalizar os atos, tem um papel importante na tomada de decisões relacionadas a saúde pública, sendo assim ficou autorizado o Município firmar convênio com o Hospital Alto Jacuí para manutenção dos serviços de urgência e emergência e obstetrícia, sendo que para manter o atendimento, os Municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos dividirão o valor inicialmente acordado de R$ 183.000,00 mensais.

Traumatologia

Após o fechamento da traumatologia em Marau, agora o setor de urgência em traumatologia de Carazinho está negando o acesso aos municípios da microrregião, entre eles Não-Me-Toque. Após cinco meses sem receber do Estado, o Hospital de Caridade de Carazinho comunicou que não vai mais receber pacientes encaminhados pelos municípios sem que haja o pagamento do custo do sobreaviso de traumatologia.

A atual situação do serviço foi colocada aos membros do Conselho para que os mesmos fiquem a par das negociações que vem sendo feitas pela Secretaria de Saúde, afim de não deixar a população desamparada.

Combate à Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela

Mesmo com as temperaturas baixas, o Aedes Aegypti não deixa de ser uma preocupação do Município, por isso foi apresentado um plano de contingência onde estão definidas as diretrizes para atender a uma emergência e informações detalhadas sobre as características da área, desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às endemias causadas pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopyctus.

Nova Diretoria

Diretoria
Diretoria biênio 2016/2018

A eleição da nova diretoria para o biênio 2016/2018 ficou composta da seguinte maneira: Presidente Daniel Rubens Griep, Vice-Presidente Pedro Paulo Nienow, Secretário Marco Antônio da Costa, 2º Secretário: Alvori Fragoso de Oliveira.

A apresentação dos relatórios de gestão do 1º quadrimestre de 2016 não foi realizada devido a problemas no sistema informatizado do SIOPS, ficando está transferida para o dia 29 de Junho, próxima quarta-feira.

“Foram debates produtivos com os membros do Conselho de Saúde que é um conselho muito atuante e importante na tomada de decisões relacionadas a saúde pública dos não-me-toquenses. Os conselheiros mostraram-se sensíveis aos problemas enfrentados e apoiam a Secretaria de Saúde nas ações que vem sendo tomadas, afim de manter serviços fundamentais a comunidade, como é o caso da urgência e emergência”, destacou o Secretário Marco Costa.

 

Últimas notícias

Mais notícias
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir